As fontes luminosas das praças Desembargador Montenegro e Abrantes, instaladas no centro da cidade, embelezam Camaçari, atraem visitantes e sediam grandes eventos do município. Para preservar e recuperar esses pontos de visitação e história, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), executa obras e serviços de requalificação dos elementos ornamentais.
De acordo com técnicos da Seinfra, a proposta é modernizar o sistema com equipamentos e componentes que utilizem tecnologia de ponta de informática no comando da água, da luz e do som. Serão substituídos 178 projetores incandescentes que totalizavam 23.400 W de potência por 178 projetores de LED somando 1.958 W, representando uma economia de 90% de energia consumida com iluminação.
Anteriormente, os projetores incandescentes representavam um consumo de 84.240 kWh por ano, enquanto que os projetores de LED uma média de 7.048,80 kWh/ano. Com a nova substituição e levando em consideração uma demanda de utilização de 10 horas por dia, o município economiza uma poupança energética de 77.191,20 kWh/ano, um valor aproximado de 31 mil reais.
Atenta a sustentabilidade ambiental, a gestão pública salienta que além de reduzir o consumo de energia elétrica, as mudanças implicam na contribuição de diminuição de Dióxido de Carbono (CO2e), reduzindo a emissão da substância que provoca o efeito estufa.
As obras, que tem previsão para serem concluídas em dezembro de 2020, envolvem serviços de modernização, infraestrutura, iluminação, hidráulica, circuitos elétricos e eletrônicos, além da sonorização por caixas acústicas. A intenção é que estes equipamentos possam abrilhantar ainda mais a cidade, proporcionando um ambiente acolhedor para as famílias.
Agência de Notícias