» »Unlabelled » Sesau responde dúvidas sobre referenciamento de usuários do SUS

 Atualmente a Secretaria da Saúde (Sesau) realiza a vinculação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) à unidade de referência para seu atendimento. E esse processo não resultará no cancelamento do cartão SUS e nem impossibilitará o acesso do cidadão aos serviços de saúde.

Se o usuário não for vinculado ao posto de saúde de referência neste momento, ele será quando precisar ir à unidade de saúde, sem nenhum problema ou impedimento independente de ser antes ou depois do dia 30 de setembro. Os usuários que não recebem a visita dos agentes comunitários de saúde não precisam procurar a unidade de saúde neste momento, como tem sido convocado em outros municípios, a exemplo de Salvador.  

Para facilitar, a Sesau responde as perguntas mais frequentes. Veja abaixo:

 

- A vinculação do usuário é obrigatória ou não?

 

Sim. Ela é necessária para que o município não perca recursos do Ministério da Saúde. Porém, essa vinculação dos usuários está em estágio bem avançado e a população pode ficar tranquila.

 

- Caso o munícipe não consiga efetuar essa atualização dentro do prazo estabelecido, quais as providências o cidadão deverá tomar?

 

Ele pode ficar tranquilo. Pois, caso ele não seja vinculado dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde, quando ele for à unidade de saúde realizar qualquer procedimento será vinculado. A não vinculação neste momento não acarretará em nenhum impedimento para o usuário do sistema de saúde.

 

Como se dá o processo de vinculação, de que forma o usuário de proceder?

 

A vinculação cadastral está sendo feita pelos agentes comunitários de saúde e à medida que as pessoas vão à unidade realizar algum procedimento. Não precisa pânico. Pois, não é um recadastramento do cartão SUS, mas sim, uma vinculação dos usuários às unidades de saúde.

 

-Quais os procedimentos que os usuários que não recebem a visita dos agentes comunitários de saúde devem adotar?

 

Eles podem ficar tranquilos, pois quando precisarem realizar algum procedimento em alguma unidade de saúde, serão vinculados sem nenhum problema. Esse serviço não altera em nada a validade do cartão SUS dos cidadãos.

 

- Até o momento, Camaçari conseguiu atingir a meta de vinculação do usuário a unidade de saúde de referência para ter acesso ao atendimento?

 

Na verdade a meta não é para ter acesso ao atendimento. O acesso ao atendimento está garantido a todos os cidadãos, independente de qualquer coisa. Essa vinculação cadastral do usuário à unidade de saúde é para critério de financiamento da Atenção Básica através de recursos do Ministério da Saúde. Até o final de setembro alcançaremos a meta, conforme o bom andamento do serviço.

 

- De que forma o munícipe pode acompanhar ou verificar se ele está vinculado a alguma unidade de saúde?

 

Quando ele for à unidade de saúde realizar algum serviço pode se informar.

 

-A Sesau possui algum canal de comunicação no qual o usuário pode tirar dúvidas em relação a esse assunto?

 

Sim. Por meio da ouvidoria do SUS municipal através do número 0800 071 0324 e pelo e-mail ouvidoria.sus@camacari.ba.gov.br

 

- O cidadão pode acessar essas informações sobre o seu cadastro no SUS pelo aplicativo SES@U + Perto de Você?

 

Estamos trabalhando para isso.


--
Agência de Notícias 

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga