» » 76ª fase da Operação Lava Jato mira esquema de corrupção em diretoria da Petrobras


 Fonte:istoe.com.br/

 PF cumprem três mandados de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro.

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (7) a 76ª fase da Operação Lava Jato, batizada de “Sem limites III”, que mira aprofundar as investigações sobre práticas criminosas cometidas na Diretoria de Abastecimento da Petrobras, especificamente na Gerência Executiva de Marketing e Comercialização.

Segundo informações do portal UOL, os agentes cumprem três mandados de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com a PF, as investigações foram iniciadas após a deflagração da 57ª fase, “Sem Limites”, em dezembro de 2018, que cumpriu mandados contra integrantes de suposta organização criminosa responsável por crimes envolvendo a negociação de de óleos combustíveis e derivados entre a estatal e empresas estrangeiras.

Depois da ação, executivos ligados às empresas estrangeiras investigadas fecharam acordos de delação premiada com o MPF (Ministério Público Federal) e relataram que funcionários da Petrobras responsáveis pelas negociações de compra e venda de bunker e diesel marítimo recebiam vantagens indevidas para favorecê-las nas negociações de fornecimento de combustíveis marítimos no varejo para abastecimento dos navios a serviço da estatal em portos estrangeiros.

Com parte das comissões geradas a partir da celebração das operações comerciais, os executivos realizavam os pagamentos dos funcionários públicos com auxílio de operador financeiro que foi alvo da 20ª fase da Operação Lava Jato, “Corrosão”, e mediante a celebração de contratos fictícios para geração de recursos em espécies. “Verificou-se que os funcionários da Petrobras, alvos das medidas judiciais cumpridas na presente data, também repartiam os valores de propina com outros agentes públicos da Gerência Executiva de Marketing e Comercialização já denunciados e investigados no âmbito da Operação Lava Jato”, detalhou a PF, em comunicado.

A nova fase recebeu o nome de “Sem Limites III” por estar diretamente vinculada com as investigações das 57ª e 71ª fases, a última deflagrada em junho deste ano. “Elas fazem alusão à transnacionalidade dos crimes praticados, que ocorreram a partir de operações comerciais envolvendo empresas estrangeiras e com pagamentos de propina no exterior, e a busca desenfreada e permanente por ganhos de todos os envolvidos, resultando sempre na depredação do patrimônio público”, diz a PF.


 

            

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga