» » Apenas uma capital brasileira elegeu uma mulher como prefeita

  O percentual de mulheres eleitas ao cargo municipal é de apenas 12% em todo o Brasil.

Foto : Reprodução / Redes Sociais

Chintia Ribeiro (PSDB) foi a única mulher eleita para governar uma capital do Brasil (Palmas/TO). Ela venceu as eleições na cidade ainda no primeiro turno, sendo reeleita, já que assumiu a prefeitura em 2018, quando era vice-prefeita de Carlos Amastha (PSB), que saiu para concorrer a governador do estado. Também nas últimas eleições, em 2016, apenas uma mulher foi eleita para o cargo municipal em todo país: Teresa Surita (PMDB), em Boa Vista (RR).

No segundo turno, cinco mulheres disputaram as eleições municipais em capitais, mas não levaram a vitória. Dentre elas, estava Manuela D'Ávilla (PCdoB), Marília Arraes (PT), Delegada Danielle (Cidadania), Socorro Neri (PSB) e Cristiane Lopes (PP).

No Brasil inteiro, o percentual de mulheres eleitas ao cargo municipal é de apenas 12,2%. O número é baixo, mas é maior do que o das últimas eleições, onde a representação feminina era de 11,6%, segundo dados do TSE. Essa taxa ainda tem a possibilidade de aumentar caso a candidata Patrícia Ferraz (Podemos) seja eleita em Macapá, onde as eleições acontecerão no dia 6 de dezembro.metro1


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga