» » » Seduc entrega Referencial Curricular para o CME


A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), entregou a versão preliminar do Referencial Curricular Municipal de Camaçari (RCMC) para o Conselho Municipal de Educação (CME), nesta sexta-feira (13/11). Essa é uma finalização das ações empreendidas pelo Programa (Re)Elaboração de Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos que atenderá a todas as etapas e modalidades de ensino da Educação Básica.

O processo de elaboração do Referencial Curricular teve início com a assinatura do Termo de Compromisso firmado pela Secretaria da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-BA), em parceria com a Universidade Federal da Bahia - UFBA, a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-BA) e a Fundação Itaú Social.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou que município já havia realizado o  Referencial Curricular Municipal dos Anos Iniciais, que está em revisão, e que esta nova construção atenderá a toda rede municipal. A titular da pasta destacou a alegria do momento, que considera histórico para o município e falou sobre a importância da presença do CME para implementação dos processos.
Com muita alegria e emoção, a presidente do CME, Lenieverson Nascimento, que acompanhou toda a elaboração, falou sobre a importância do momento e do RCMC, “é o resultado de uma construção coletiva. Representa nossos próximos caminhos, nos mostrará direções para a gente conseguir efetivar uma educação de qualidade para o nosso município. Esse documento nos mostrará quais os caminhos para construção de políticas públicas mais efetivas no campo da Educação”.

Após este passo será realizada uma Consulta Pública, para aprovação do Regimento Interno, com a participação da sociedade civil, a partir da próxima segunda-feira (16/11) até quarta-feira (18/11), a versão final será publicada no dia 20 de novembro. Depois, vai para a fase de contribuição popular dos textos do Referencial Curricular Municipal de Camaçari, que ocorrerá entre os dias 23 e 27 de novembro.

Em seguida a comissão de trabalho reunirá e sistematizará as contribuições, readequará o documento, que retornará ao CME para análise e emissão de parecer, para, por fim, ser homologado e publicado.

Programa Elaboração de Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos

A iniciativa tem o objetivo de realizar ação formativa conjunta para que todos os municípios baianos possam construir e terem homologados o seu Referencial Curricular, preferencialmente, tendo como base o Documento Curricular Referencial da Bahia, contemplando adaptações/ contextualizações locais e territoriais. Em Camaçari, cerca de 300 professores serão certificados.

No município, as ações para elaboração do texto base do RCMC foram iniciadas na primeira semana do mês de julho, ainda que no período a rede estava com 60% dos professores em Licença Prêmio compulsória. Mesmo com essa realidade, o atendimento aos estudantes da rede, a oferta de atividades remotas e o uso de diferentes estratégias para acesso as atividades, foi garantida pela Seduc, através do Projeto Mais e Melhor Educação: em casa.

Com isso, o processo de reformulação curricular foi iniciado e foram realizadas ações como: reuniões de planejamento das ações de mobilização a serem adotadas (Plano de Mobilização); mobilização nas lives de formação continuada e nas reuniões virtuais com equipe gestora das unidades escolares, visando alcançar os professores e coordenadores pedagógicos; encontro síncrono com os professores inscritos, dentre outras.

--
Agência de Notícias - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga