» » Balanço da STT mostra comprometimento com a segurança no trânsito

Os últimos quatro anos foram marcados por diversas ações voltadas à melhoria do tráfego de veículos nas vias da cidade, tanto na sede quanto na costa de Camaçari. As intervenções vão desde a ampliação das sinalizações horizontais e verticais até o desenvolvimento de campanhas educativas visando transformar as ruas e avenidas da cidade em um ambiente cada vez mais seguro. Estes são apenas alguns dos serviços realizados pela Superintendência de Trânsito de Transporte Público (STT), que também tem como atribuição a fiscalização e a promoção de estudos para melhoria dos sistemas viários, entre outras responsabilidades que visam assegurar a ordem e a integridade física dos usuários do trânsito.

No referido período, o município passou por intensas transformações, inclusive no que se refere à paisagem urbana, que contempla um amplo trabalho de implementação de melhorias de mobilidade. Cada intervenção estrutural realizada nas vias da cidade contou com o apoio da STT, com a presença de agentes orientando o trânsito e, quando necessário, projetando e indicando rotas alternativas para que a população pudesse acessar o destino desejado. Na fase final dessas obras, foi incumbência da STT reimplantar os sistemas de sinalização horizontal (pintura do asfalto com delimitação de faixas, ciclofaixas, faixas de pedestre e redutores de velocidade, indicadores de direção e de área para estacionamento, entre outras demarcações), coroando assim as requalificações.

Ainda dentro do quesito sinalização, o órgão projetou e implantou sistemas semafóricos na cidade, aparelhos necessários para o bom andamento do trânsito em vias de grande movimentação, a exemplo da implantação de parte do sistema da Avenida Jorge Amado, que recebeu 11 unidades. Novos equipamentos também vão chegar aos distritos de Vila de Abrantes e Monte Gordo, na costa de Camaçari, após conclusão de obras de recuperação de malha viária. Cada instalação é precedida pela contagem volumétrica de tráfego nas interseções indicadas, o que permite a correta programação dos controladores (tempo de verde, de pedestre, de ciclista...), bem como o estabelecimento de outras rotas em situações de congestionamentos.

O serviço de sinalização horizontal e vertical foi licitado, através do registro de preço no valor de 13.200.000,00. O contrato inicial para atender o bimestre foi de R$1.497.480,99, o que corresponde a 11,325%, visando atender a sede e a orla de Camaçari. Já no último trimestre deste ano, deste montante, foram investidos pouco mais de R$ 1 milhão, com 70,3% do total do processo já licitado.

Ainda dentro do programa de melhorias da mobilidade urbana no município, a ampliação de ciclofaixas e paraciclos (estruturas que permitem apoiar e trancar a bicicleta de forma segura) foi significativa. No último quadriênio, foram implantados pela STT mais de 10 quilômetros de ciclofaixas (trechos das vias destinados exclusivamente para o trânsito de ciclistas), sendo 65% na sede e 35% na costa. Coerentemente, foram distribuídos pela cidade um total de 665 paraciclos, sendo 385 na sede e 280 na costa. Uma quantidade equivalente a cerca de 5% deste total foi mantida em estoque para serviços de reposição.

Em relação ao transporte público, as ações vão desde a implantação de abrigos em pontos de ônibus até a concessão e renovação de alvarás aos motoristas e proprietários dos veículos que operam no sistema, mediante comprovação da situação legal das documentações e das condições de segurança dos veículos – mototáxis, táxis e transporte escolar. Os carros das cooperativas de transporte da cidade também passam por fiscalização periódica, visando a segurança dos profissionais e dos usuários. Também foi pensando na segurança e conforto dos passageiros que foram instalados mais de 50 novos abrigos em pontos de ônibus do município.

O processo licitatório para outorga da concessão da prestação do serviço de transporte público coletivo de passageiros por ônibus teve início em 2018 com a contratação de empresa especializada em mobilidade urbana que desenvolveu os estudos para elaboração do Projeto Básico do Sistema, integrante do edital da concorrência, finalizado em março de 2020. Na sequência, foi iniciada a fase de consulta pública feita de forma eletrônica e foram programadas as audiências públicas presenciais, contudo, a pandemia da Covid-19 interrompeu a dinâmica do processo e, além disso, impactou a economia do município com reflexos na atividade de transporte de passageiros, tornando imprescindível a adaptação do projeto a partir da nova realidade do serviço.

Ciente de que para um trânsito seguro é necessário mais do que vias bem sinalizadas e do bom planejamento dos sistemas viários, a STT também está frequentemente realizando campanhas educativas que, entre outros objetivos, visam conscientizar os condutores sobre o perigo de usar o celular ao volante e a importância do uso do cinto e demais equipamentos de segurança. Uma das campanhas idealizadas e promovidas pelo órgão é o projeto A Caminho das Escolas, cujo principal público-alvo são as crianças e adolescentes que frequentam as unidades públicas e privadas de ensino, levando conhecimento e orientações sobre boa conduta e segurança no trânsito. Houve também as ações nas ruas, com distribuição de panfletos e exposição de faixas, disseminando reflexões e conscientização sobre diversos temas importantes. Por último, está desenvolvendo campanhas com foco no enfrentamento à Covid-19 em virtude do momento de pandemia.

A retirada de animais soltos nas vias foi outro serviço que se mostrou eficiente para a redução de acidentes nas ruas da cidade e também nas estradas estaduais que passam pelo município. Após a intensificação de ações de fiscalização e coleta de animais de grande porte, foi constatada uma redução de mais de 70% na quantidade de ocorrências variadas. Para isto, diversas operações foram realizadas no período, o que resultou no recolhimento de aproximadamente 300 equinos, entre 2019 e 2020, para o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), reduzindo o risco de acidentes e resguardando vidas.

Para dar aos agentes melhores condições de trabalho, medidas importantes foram adotadas, a exemplo da aquisição dos 220 kits (dois por agente) com os itens que integram o novo fardamento, que segue o padrão nacional, compostos por dois coturnos; calça; cinto de guarnição e comum; camisa com proteção UV, operacional e comum; colete; boné; máscara; entre outros elementos.
  
Também houve a renovação da frota de veículos do órgão, sendo 15 viaturas (quatro administrativas e onze operacionais), duas motocicletas e um micro-ônibus para deslocamento dos servidores, todos já com o novo padrão de identificação do órgão. Vale ressaltar também, a Lei N. º 1.610/2019, que institui o Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos Servidores Públicos do Quadro de Provimento Efetivo da STT, ganho significativo aos colaboradores do órgão. Além disso, houve a implantação da nova sede da STT, com melhores instalações para facilitar os trabalhos e atender melhor o público, inclusive com nova disposição do layout interno e a fachada institucional.

Agência de Notícias - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga