» » Desembargadoras do TJBA alvos de mandados de prisão na Operação Faroeste

As 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste cumprem mandados de prisão temporária contra as desembargadoras do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lígia Maria Ramos Cunha Lima e Ilona Márcia Reis, na manhã desta segunda-feira (14/12). Os alvos são investigados em um esquema criminoso de venda de decisões judiciais.

Os mandados de prisão temporária foram expedidos pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Og Fernandes.Entre os alvos estão a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ediene Lousado, Rui Barata, Arthur Gabriel Barata, Marcelo Junqueira Ayres, Diego Ribeiro e Ivanilson Santos da Silva, filho do desembargador Ivanilton Santos da Silva.Também são cumpridos 36 mandados de busca e apreensão em Salvador, em outras três cidades baianas – Barreiras, Catu, Uibaí – e em Brasília (DF).

A investigação aponta um esquema de venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores da Bahia, com a participação de membros de outros poderes, que operavam a blindagem institucional da fraude.São investigados possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.

Além das desembargadoras, o STJ também mandou prender um operador de um juiz, além de determinar o afastamento do cargo e da função de todos os servidores públicos envolvidos nas 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste.

Operação Faroeste-Antes da operação desta segunda (14), a quinta fase da Operação Faroeste ocorreu no dia 24 de março. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu 11 mandados expedidos, três deles de prisão temporária e outros oito de busca e apreensão.A primeira fase da operação ocorreu em 19 de novembro de 2019, com a prisão de quatro advogados, o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão e o afastamento dos seis magistrados.IB

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga