A saída ocorreu às 9h30 da manhã do Comércio com chegada na Igreja Nossa Senhora da Luz, na Pituba, de onde retornou.
Por: Cleusa Duarte
Uma carreata pelas ruas de Salvador com a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia, marcou a inovação da festa, que esse ano acontecerá de forma diferente por conta da pandemia da Codiv 19. Foi um domingo de fé e esperança para os devotos que puderam acompanhar das sacadas, pátios e janelas por onde a santa percorreu. A saída ocorreu às 9h30 da manhã do Comércio com chegada na Igreja Nossa Senhora da Luz, na Pituba, de onde retornou.
Muitos fiéis acenavam, oravam, tremulavam bandeiras, outros mostravam alguma imagem da santa em forma de gesso, cerâmica ou cartaz. O importante era orar e pedir que ela proteja o povo de nossa cidade afastando qualquer perigo.
“Foi lindo alguns devotos jogaram rosas dos portões e pátios. Os carros passaram com tranquilidade. Não fizemos aglomerações. Onde passamos o povo rezava. Resolvemos fazer a carreata este ano porque a festa será apenas para poucas pessoas que agendaram com antecedência. Em cada missa no dia 8 de dezembro apenas 150 pessoas entraraão na Igreja”, disse o pároco e Reitor da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, Adilton Pinto Lopes.
A juíza da irmandade Gabriela Dias percorreu a carreata e disse que o sentimento era de “fé e esperança e muita devoção. Que Nossa senhora afaste toda a doença desta cidade e alivie os corações das pessoas.”
O novenário teve início no domingo, dia 29, sendo que desde, o dia 25 de novembro a Igreja realizou a desinfecção das suas instalações com um efetivo de 30 militares da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Grupamento de Fuzileiros
Navais de Salvador, tropa componente do Comando Conjunto Bahia. A higienização foi realizada com quaternário de amônia e dióxido de cloro, substâncias que, além da alta eficiência na descontaminação, são seguras para a saúde das pessoas e não comprometem a preservação das superfícies onde são aplicadas. O procedimento garante a proteção das áreas por um período de até 60 dias.
Adilton Pinto Lopes ainda destacou “ quem entrar na Basílica terá a temperatura medida, não faltará álcool em gel e o distanciamento estabelecido pelos órgãos governamentais também será respeitado. Nada de Aglomeração. Depois agradeceu a Tribuna da Bahia por sempre divulgar as ações da paróquia e abençoou a empresa e funcionários.”
Hoje, as missas ocorrerão às 12 horas, 15horas e 17 horas. Amanhã, 8 de dezembro as missas começarão às 5 horas da manhã e prosseguem às 7 horas, 9 horas, 12 horas, 14h30 e 17 horas. O arcebispo de Salvador Dom Sérgio da Rocha vai celebrar a missa das 9 horas. Todas as missas terão transmissão direta pelas redes sociais.
Um pouco de história
Este ano não será feriado por conta da pandemia do coronavírus, porém esta festa sempre deu a largada para o ciclo de festividades do verão religioso baiano. Nossa Senhora da Conceição da Praia foi proclamada, pelo Papa Santo Paulo VI, padroeira do Estado da Bahia. Em 2020 está sendo celebrado 471 anos do início de uma devoção, que mostra o carinho do povo soteropolitano e baiano à Mãe de Jesus.
“Sempre participamos das missas e da festa. Infelizmente este ano com toda esta pandemia vamos assistir às missas pelas redes sociais. Então resolvemos acompanhar a carreata no domingo que ninguém estuda ou trabalha. Nossa fé continua viva, mas vamos respeitar o distanciamento social”, disse Jorge Nascimento acompanhado por sua esposa Eraia de dentro do carro.