» » Inicia segunda etapa do içamento de vigas do Viaduto do Trabalhador

A execução da segunda etapa do içamento das vigas pré-moldadas de sustentação do eixo central, que irão completar a laje para as duas novas faixas superiores do Viaduto do Trabalhador, foi acompanhada pelo prefeito Elinaldo Araújo na manhã deste sábado (19/12). O gestor municipal aproveitou para tomar ainda mais conhecimento acerca do andamento da obra, dos próximos passos, bem como, dos prazos para conclusão.

Serão içadas um total de 13 vigas, nove neste sábado e as demais, no domingo (20/12). A mesma quantidade de vigas já foram içadas anteriormente. Com isso, está garantida 90% da conclusão da implantação das estruturas. Faltando apenas mais 13, do eixo secundário.

O prefeito Elinaldo comemora cada avanço da obra de duplicação do Viaduto do Trabalhador.

. “Sinto-me realizado e com o sentimento de dever sendo cumprido com sucesso. Para chegar até aqui, passamos por muitas dificuldades e tivemos que fazer muitos esforços. Então, ver tudo isso viabilizado é de uma gratidão enorme”, destacou o gestor.

De acordo com a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) – pasta responsável pela fiscalização da obra - em seguida, acontece a concretagem da laje. Os serviços de terraplanagem, de base e pavimento e de terra armada estão em execução. Além disso, já foram iniciados os trabalhos de paisagismo e iluminação.

Por se tratar de um procedimento que requer utilização de maquinário de grande porte e isolamento da área central e periférica do viaduto, o tráfego de veículos e pedestres na via fica interditado, durante os dois dias, das 6h às 15h. Anteriormente, foi divulgado que seria das 6h às 8h e das 11h às 15h.

E para garantir a segurança dos usuários do trânsito e ordenar o fluxo na região, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (STT), definiu rotas alternativas para assegurar a trafegabilidade e os acessos às regiões que têm o viaduto ou esse trecho da BA-535 (Via Parafuso) como rota mais comum. Uma equipe do órgão estará de prontidão no local para melhor orientar a população sobre como deve proceder.


A secretária da Infraestrutura, Joselene Cardim, falou da importância dessa fase do trabalho. “São por essas vigas que passarão a pista de rolamento do viaduto e esse é um passo muito importante da obra e que deve ser realizado com toda cautela”, ressaltou. A previsão da Seinfra é de que a duplicação seja concluída e entregue à população até a metade do primeiro semestre do próximo ano

.Segundo o diretor-superintendente da STT, coronel Alfredo Castro, o tempo de interdição da via sofreu alteração por conta da logística complexa que é a execução do serviço de içamento. “Sentimos a necessidade de expandir o tempo visando causar menos transtorno para a execução do nosso trabalho e, consequentemente, à implantação das vigas”, salientou. No entanto, conforme o superintendente, mesmo com essa mudança não houve contratempos nas condições de trânsito da via.

A primeira-dama do município, Ivana Paula, e o vereador Jamelão também acompanharam o içamento das vigas.

Foto:Eros Sousa

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga