» » Saúde de Camaçari passa por revolução em quatro anos

Após quatro anos, o sistema público de saúde apresenta um novo cenário, marcado por grandes avanços e importantes conquistas, diferente do quadro encontrado em 2016, quando as unidades de saúde em situação de abandono; apenas 15% dos medicamentos do elenco SUS nas farmácias; uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em total funcionamento na cidade; apenas uma ambulância do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e uma base desestruturada funcionando; o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil num local subdimensionado; filas das madrugadas para marcação de exames e consultas; entre tantos outros problemas.

Graças ao trabalho de uma equipe comprometida com a gestão, o sistema de saúde público de Camaçari passou por uma verdadeira transformação, a começar pela Atenção Básica, no qual foram requalificadas 35 unidades de saúde da sede e costa de Camaçari; reativados 65% do consultórios odontológicos das unidades de saúde; ampliada em nove equipes a saúde da família; reativadas as salas de vacinação e salas de curativos das unidades de saúde; ativação da Academia da Saúde em Arembepe; ampliação do preventivo e teste rápido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS); implantada a nova Unidade de Saúde Jardim Limoeiro II; realização de 22 edições do Ses@u + Perto de Você, que beneficiou mais de 45 mil pessoas; dentre tantos outros avanços.
 
Na Média e Alta Complexidade os avanços também foram muitos, a iniciar pela ativação em 100% da UPA de Arembepe, a inauguração da UPA e Policlínica Pediátrica e a reinauguração do PA Dr. Artur Sampaio, em Abrantes. Hoje, Camaçari possui três UPAS em funcionamento, além de mais dois Prontos Atendimentos (PAs) localizados em Monte Gordo e Abrantes.
 
Na UPA de Arembepe foi implantado o serviço de odontologia, ultrassom, laboratório e raio-x 24h. O SAMU também foi transformado, hoje tem cinco ambulâncias na ativa e mais cinco na reserva. Sendo uma unidade avançada e duas básicas na sede e uma unidade avançada e uma básica na costa. Além das novas ambulâncias, foram inauguradas as duas novas bases do serviço, uma na sede e outra, inédita, em Arembepe, na orla do município.

Ainda na Média e Alta Complexidade os avanços se estenderam com a reinauguração do CAPS Orla e do CAPS Infantil; inauguração do Multicentro de Especialidades, em Monte Gordo; entrega de mais de 180 cadeiras de rodas e uma Van adaptada aos usuários do Centro Especializado em Reabilitação (CER) II; reinauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) com a implantação do serviço de prótese dentária

Agência de Notícias - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga