» » Sete praias estão impróprias para banho, diz Inema

 Além da capital baiana, órgão analisou locais da Costa dos Coqueiros.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que sete praias estão impróprias para banho em Salvador e duas na Costa dos Coqueiros. O boletim foi divulgado pelo órgão na sexta-feira (08).

Conforme o Inema, inicialmente a divulgação será feita apenas desses dois locais. As outras, que também são analisadas pelo órgão, terão o retorno gradativo, mas respeitando sempre as cinco semanas seguidas de análise que antecedem a divulgação. O Instituto voltou a divulgar o levantamento após a flexibilização do decreto que proibia o uso das praias em virtude da pandemia do novo coronavírus.

O Boletim de Balneabilidade divulgado semanalmente pelo Instituto analisa a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, direto e prolongado, onde a possibilidade de ingestão é elevada.

Para avaliar a restrição, o Inema utiliza a Escherichia coli como indicador microbiológico, conforme definido na Resolução CONAMA nº 274, de 29 de novembro de 2000. De acordo com o órgão, a “E. coli” é uma bactéria abundante em fezes humanas e de animais, tendo somente, sido encontrada em esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.

A balneabilidade é considerada Imprópria quando a densidade de E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no  mesmo local ou  o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.

Salvador

Penha (em frente à barraca do Valença)

Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família, em frente à ladeira que dá acesso à praia)

Rio Vermelho (próximo à escada de acesso à praia, em frente à igreja Nossa Senhora de Santana)

Armação (em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa)

Boca do Rio (em frente ao posto Salva Vidas)

Corsário (em frente ao posto Salva Vidas)

Patamares (em frente ao posto Salva Vidas Patamares. Próximo ao Coliseu do Forró e Caranguejo de Sergipe).

Costa dos Coqueiros

Buraquinho (a cerca de 200 m da foz do Rio Joanes)

Imbassaí (em frente às barracas de praias da localidade, próximo à foz do Rio Imbassaí).


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga