» » Em parceria com Nasa, Cimatec Park entrega respiradores no combate à Covid-19 em Camaçari

O presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Camaçari, os vereadores Júnior Borges (DEM) e Dilson Magalhães Jr. (PSDB), respectivamente, participaram, na manhã desta quarta-feira (3/2), do ato de entrega de dois respiradores pulmonares para tratamento de pacientes infectados com o coronavírus. Os equipamentos, que estão sendo doados pelo Senai Cimatec para o governo municipal, resultaram de um projeto adaptado pelo Cimatec Park, após ser analisado e aprovado pela Nasa, a Agencia Aeroespacial dos Estados Unidos. 

Na ocasião, Júnior Borges destacou a dupla importância do evento, primeiro por ampliar as condições do município de combater a Covid-19 e salvar vidas, segundo por se tratar de um projeto pensado pelo Senai para a realidade local e que já recebeu a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso e comercialização no Brasil. “É uma grande alegria termos em nosso município um equipamento tão importante como o Cimatec Park, tendo em vista as inovações tecnológicas que são implementadas aqui para Camaçari e para o mundo. Mais uma vez a Bahia é pioneira e esperamos que mais respiradores sejam produzidos e disponibilizados em breve. A Câmara estará à disposição para contribuir no que for preciso”, declarou o presidente. 

Para o vereador Dilson Magalhães Jr., a novidade inspira orgulho, por ser mais uma inovação protagonizada pela Bahia. “É uma conquista grandiosa. O Cimatec Park sai na frente nesta iniciativa, colocando Camaçari e a Bahia em lugar de destaque quando o assunto é a tecnologia como aliado no combate ao coronavírus e na luta pela vida”, disse o vice-presidente, diante dos aparelhos que foram coerentemente batizados de VIDA. 

A entrega dos respiradores VIDA aconteceu nas instalações do Senai Cimatec Park e também contou com a presença do prefeito, Elinaldo Araújo, e do secretário de Saúde, Elias Natan, dentre outras autoridades. O gestor municipal parabenizou a instituição pela iniciativa. “Fizemos um grande esforço para trazer o Cimatec pra Camaçari e hoje agradeço por tudo que vocês tem feito pela nossa cidade. Esses equipamentos vão ser muito importantes no nosso combate à Covid-19”, afirmou Elinaldo. 

Sentimento semelhante foi manifestado pelo secretário Elias Natan, que chamou a atenção para a manutenção dos cuidados por parte da população para evitar o contágio. “Ainda estamos vivenciando um crescimento de casos, então essa doação acontece em um momento oportuno. Hoje nós temos 21 respiradores, distribuídos pelas nossas UPAs, PAs e Samu. E temos o prazer e a alegria de receber mais dois respiradores, estes desenvolvidos junto à Nasa, sendo o Cimatec o pioneiro neste projeto. Agregam muito, principalmente para os pacientes que necessitem de internamento em UTI”, avaliou. 

O diretor de operações do Senai Cimatec, Luiz Breda, listou algumas vantagens deste modelo de respirador, características que referendam a funcionalidade e viabilidade do produto. “O custo é menor, por utilizar componentes que não são tradicionais da área médica, mas que foi possível a aplicação neste equipamento, além da capacidade para produção em escala. Vale destacar ainda que há todo um treinamento de operação assistida para garantir a correta utilização pela equipe médica”, explicou.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga