» » População já desfruta da ampliação de serviço médico no fim de semana



A ampliação da oferta do atendimento médico de urgência e emergência à população de Camaçari no formato de Pronto Atendimento e demanda aberta, teve início neste sábado (20/2), na Unidade de Saúde da Família (USF) do Ponto Certo, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Gravatá e Gleba E. 

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesau) do município, a expectativa é atender aproximadamente 200 pessoas por dia, em cada unidade. Os serviços nesta modalidade seguem até o domingo (21/2) e também nos próximos finais de semana na mesma logística, das 7h às 19h.   Ao chegar em uma das unidades de saúde, o cidadão passa por uma triagem e em seguida é encaminhado para o consultório médico para ser avaliado.

O secretário da Saúde de Camaçari, Elias Natan, percorreu os três pontos disponibilizados para o atendimento à população. Na oportunidade, o gestor explicou como foi planejada a ampliação do serviço. “Esta ação acontece em virtude do excesso de lotação das nossas UPAs, cansaço da equipe de trabalho, das pessoas aguardando atendimento durante muito tempo, além da sociedade adoecendo no mesmo período e nenhum sistema de saúde no mundo, de cidade nenhuma, conseguiria suportar'', afirmou. 

Na ocasião, o secretário da pasta ainda fez um alerta à população sobre a necessidade de continuar mantendo os cuidados sanitários e evitar a propagação de notícias falsas. Em caso de dúvidas, consultar e verificar as informações oficiais no site da prefeitura www.camacari.ba.gov.br ou nas redes sociais da instituição. “Tão maléfico quanto a pandemia, é a desinformação ou a informação equivocada”, pontua Natan.   


 É importante ressaltar que, o munícipe que necessitar do serviço deverá apresentar um documento original com foto e o Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações da administração pública para evitar o excesso de pessoas nas demais unidades de saúde do município e dar celeridade aos atendimentos à comunidade. Para a autônoma, Josi Lima, “a decisão de ampliação do atendimento médico durante os finais de semana é excelente”, afirmou. 



A cabeleireira, Geonete da Silva, que aguardava na recepção para ser atendida na USF do Ponto Certo, avaliou a medida emergencial adotada pelo governo municipal como positiva. “É uma medida bem-vinda né?! Não é atoa que o nosso país está atravessando um momento de desespero. Então, essa é a hora da população se conscientizar, dos nossos governantes se conscientizar e todos juntos caminhar pelo bem maior da população”, expressou a munícipe ao fazer referência ao cenário epidemiológico do novo coronavírus. 

Estrutura provisória – Paralelo aos atendimentos nas unidades básicas, a Secretaria da Saúde também deu início, neste sábado, à montagem de duas estruturas provisórias ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A/Gravatá. A primeira contará com aproximadamente 14 leitos de observação. Já no segundo espaço, foram instalados toldos para proteger os usuários do sol e da chuva, além de cadeiras para aqueles que aguardam o atendimento.

 A ação tem a finalidade de assegurar uma maior e melhor prestação de serviço aos usuários, possibilitando que os pacientes sejam bem acolhidos. 

 Agência de Notícias - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga