» »Unlabelled » Secretaria da Saúde esclarece fatos sobre UPA da Gleba A

Com o intuito de esclarecer alguns fatos envolvendo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A, em decorrência de denúncias que circulam nas redes sociais e em alguns sites, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari vem a público informar que já está tomando todas as medidas necessárias para solucionar os fatos, a começar pelas medidas jurídicas cabíveis contra a servidora que publicou nas redes sociais a fake news (notícia falsa) sobre a falta de oxigênio no local.

Sobre a denúncia de atendimento misturado de pacientes com pessoas suspeitas de estarem com a Covid, a Sesau esclarece que desde o início da pandemia foi implantado em todas as unidades de urgência e emergência um protocolo de atendimento onde, após triagem, os pacientes suspeitos são atendidos de forma separada dos demais. Inclusive, as equipes de atendimento são separadas entre equipe Covid e atendimento normal. E assim ocorre até o presente momento.

No que se refere a demora no atendimento, após analisar os prontuários eletrônicos dos pacientes atendidos nos últimos dias, onde é possível identificar o momento que o paciente dá entrada na recepção, a triagem e o momento que o mesmo é atendido no consultório médico, verificou-se que o tempo de atendimento, de acordo com o nível de gravidade da cada paciente, está dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde.

Sobre a superlotação de leitos, a Sesau informa que há pacientes na UPA há mais de uma semana aguardando ser transferido pela Regulação do Estado para um hospital de referência e não consegue. Situação que se agravou desde que o Hospital Geral de Camaçari (HGC) fechou a urgência e emergência e a enfermaria de leitos sem dar uma alternativa para o município. Atitude que fez com que todos os pacientes fossem para as unidades de urgência do município e resultou no aumento do tempo de espera, dos pacientes internados, por uma transferência. Acarretando assim, na superlotação dos leitos devido à demora para os pacientes serem transferidos pela Central de Regulação do Estado.

Sobre os leitos para pacientes com a Covid, a Secretaria da Saúde informa que até o dia 18 de fevereiro ampliará de 10 para 15 o número de leitos de UTI Covid em Camaçari através do contrato de compensação da dívida do Hospital Santa Helena com o município. E também está em fase final para implantação de 10 leitos de enfermaria para pacientes com a doença, também no Hospital Santa Helena.

Sobre o grande número de pessoas na recepção e frente da UPA, conforme circula em vídeos nas redes sociais, a Sesau informa que a maioria das pessoas são acompanhantes dos pacientes, que muitas vezes chegam à unidade com duas ou três pessoas. Para evitar esse tipo de situação, nesta terça-feira (9/2) será instalado um toldo com cadeiras, água e ventilação no estacionamento da UPA para que os acompanhantes possam ficar. Somente os pacientes poderão aguardar na recepção da unidade.

A Sesau reitera todo o esforço para garantir o atendimento à população de Camaçari.


--
Agência de Notícias - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga