» » Sesau amplia vacinação contra a Covid neste fim de semana

Atendimento rápido e tranquilo. Foi desta forma que aconteceu neste sábado (6/2), a vacinação exclusiva para os idosos, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Arembepe. A iniciativa teve o intuito de dar celeridade e ampliar a campanha de imunização contra o novo coronavírus na cidade. Por isso, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari deu início ao processo de vacinação espontânea – por ordem de chegada – das pessoas acima de 90 anos em cinco unidades de saúde, na sede e na costa do município. Também foram imunizados idosos a partir de 80 anos, bem como aqueles que não efetuaram o cadastro on-line no site da prefeitura.

Muito emocionada e com uma alegria contagiante após receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, dona Nair do Carmo Cruz, 82 anos, foi a segunda pessoa a ser vacinada na UBS de Arembepe. Para ela, a imunização representa “uma grande esperança de vida e muito agradecimento a Deus”, declarou.



Na ocasião, Nair ainda compartilhou que desde o início da pandemia está “todo esse tempo sem poder abraçar minha filha, meu neto e meus familiares. Estou em casa sem poder sair, saindo apenas para o essencial. Eu estava me sentindo presa. Agora, estou sentindo uma sensação de liberdade, embora tenhamos que continuar os cuidados. Estou muito emocionada”, expressou Cruz.

De acordo com a Sesau, neste fim de semana 13 salas estão disponíveis para a vacinação, e estão distribuídas entre as Unidades de Saúde da Família (USFs) do Ponto Certo e Barra do Pojuca, além das UBSs de Arembepe, Vila de Abrantes e Monte Gordo. A expectativa é imunizar aproximadamente 100 idosos por unidade durante o fim de semana.

O secretário da Saúde, Elias Natan, aproveitou para acompanhar a vacinação nos postos e destacou a relevância da ampliação da vacinação na cidade e o atendimento prestado aos idosos durante o fim de semana. “Extremamente importante para facilitar o acesso à vacina. Desde quando iniciamos a vacinação em Camaçari, a secretaria adotou a estratégia de vacinar todos os dias, de domingo a domingo, inclusive os feriados. Porque com isso se amplia as possibilidades das pessoas serem vacinadas”, explicou.

A vacinação continua neste domingo (7/2), das 9h às 16h, para os idosos acima de 80 anos. Lembrando que a família, responsável ou o próprio idoso, deverá comparecer à unidade com documento de identificação, comprovante de residência de Camaçari e o cartão do SUS municipal.

Até a última sexta-feira (5/2), foram contabilizados 3.439 munícipes vacinados, dos quais, 3.185 são profissionais da saúde, 246 pessoas da terceira idade e oito cidadãos que também fazem parte do grupo prioritário e da primeira fase de vacinação.

Foto: Ascom/PMC

Agência de Notícias - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga