» » Bule Bule é homenageado em série de lives que destaca literatura de cordel na Bahia

 

Crédito da Foto: Eric Mach/divulgação 

O repentista e cordelista Bule Bule será homenageado em uma série de lives que destaca a sua contribuição à literatura de cordel na Bahia. Nos eventos virtuais, os convidados irão debater e declamar o artista.

A primeira live aconteceu no dia 13 de março e as próximas acontecem nos dias 20 e 27 deste mês, dois sábados, com transmissão no canal do Youtube e na sua página do Facebook.

Neste sábado (20), serão abordados "Os Valentes de Bule Bule", comentando obras como Quatro Almas e Um Destino ou Delmiro e Paixão Matando para não Morrer, O Encontro Sangrento de José Caso Sério com Manoel Qualquer-Hora, O Tremendo Duelo de Quirino Beiçola com Tomaz Tribuzana e o recém lançado O Violento Combate de Samuel Badulaque e José Cafussu Contra o Tirano Memeu de Cazu. O convidado que vai ajudar a ilustrar essa prosa será o escritor, professor e pesquisador da literatura de cordel e do folclore brasileiro Marco Haurélio.

No dia 27, também às 16h, será sobre o livro Orixás em Cordel. Histórias serão contadas e cantadas sobre os bastidores dessa publicação que se transformou em ferramenta de combate ao preconceito, a discriminação racial e a intolerância religiosa. O convidado para essa live é o cordelista, cartunista, xilogravador e editor Klévisson Viana, que também é o responsável por traduzir os Orixás para a linguagem das xilogravuras através das ilustrações do livro.

PREJETO

O projeto Viva Bule Bule! Repentista e Cordelista da Bahia foi um dos vencedores do Prêmio Emília Biancardi de Preservação dos Bens Culturais Populares e Identitários da Bahia, na categoria Cordelista e Repentista. 

A realização do projeto é da Crieativos Soluções e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.   aratuon


«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga