» » Cirurgias eletivas são suspensas em virtude da pandemia da Covid

Através de nota publicada e enviada aos municípios no dia 23 de março, o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), recomendaram a suspensão das cirurgias eletivas em todos os municípios brasileiros. Atendendo a recomendação, a Secretaria da Saúde de Camaçari informa que, até estabilização do cenário da pandemia da Covid-19, as cirurgias eletivas estão suspensas.

A medida leva em consideração o recrutamento das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) das clínicas e hospitais para atendimento aos pacientes com a Covid-19 e a dificuldade na reposição dos estoques de medicamentos (em falta) necessários para maioria dos processos cirúrgicos em decorrência do uso em pacientes com a doença, internados nas UTIs e nos kits de intubação.

Entre os medicamentos já em falta no país e que são utilizados nas cirurgias eletivas estão sedativos, analgésicos e bloqueadores neuromusculares, todos utilizados também para entubar pacientes graves com o novo coronavírus. Para garantir que não faltem esses e outros medicamentos, na assistência aos pacientes graves da Covid-19, o CONASS e o CONASEMS recomendaram a suspensão das cirurgias eletivas, algo que já está em vigor no Estado também. A Sociedade Brasileira de Anestesiologia também recomendou a suspensão das cirurgias eletivas pela falta de medicamentos.

A Diretoria de Controle e Avaliação do SUS informa que, assim que houver a normalização do fornecimento dos medicamentos, os pacientes que têm cirurgias eletivas marcadas serão convocados para um novo agendamento.

Foto: Ascom/PMC

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga