O hospital de campanha montado na Arena Fonte Nova, em Salvador, foi reaberto na noite desta quinta-feira (4/3) para tratamento de pacientes com Covid-19. De acordo com o governo do estado, os primeiros pacientes começaram a chegar por volta das 20h30 e cerca de 20 pacientes já estavam com protocolo para a transferência para a unidade antes mesmo da reabertura do hospital. A expectativa é que até a manhã desta sexta-feira (05), estes primeiros pacientes já estejam em 10 leitos clínicos e 10 leitos de UTI.
O hospital tem capacidade para 200 leitos, mas inicialmente funcionará com 80 leitos, distribuídos em 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva e mais 30 leitos clínicos, voltados para o atendimento de pacientes diagnosticados com a Covid-19.
A gestão do hospital de campanha está sob a responsabilidade das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). A expectativa é de que em breve o hospital possa operar com capacidade plena, já que depende do processo de contratação dos profissionais de saúde para o total funcionamento.
A unidade foi inaugurada em junho do ano passado e desativada em outubro após a diminuição de casos no estado. Contudo, nos últimos dias, a Bahia registrou 80% de ocupação dos leitos de UTI, situação que fez o Governo decidir por utilizar novamente o espaço.