» » Defesa Civil conscientiza contra queimadas

A Coordenadoria da Defesa Civil, órgão vinculado a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), está realizando um trabalho de conscientização quanto à prevenção contra as queimadas, com a distribuição de panfletos educativos e sensibilização pública aos moradores da sede do município. A ação aconteceu na tarde desta quarta-feira (17/3).

De janeiro deste ano até o dia 16 de março, a pasta registrou 110 ocorrências de incêndio, de médio a grande porte no município. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, nesta época de seca e ventos constantes, a proliferação de incêndios é recorrente.

O gestor do órgão cita que atitudes simples ajudam a evitar os focos de fogo. “É possível evitar os incêndios com atitudes simples, como jamais atear fogo em área de vegetação ou roçado/desmatada sem a devida autorização do órgão ambiental; não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos, principalmente se for próximo de áreas de vegetação; e não lançar “bituca” de cigarro pela janela do veículo quando trafegar por rodovias ou estradas vicinais, pois a vegetação seca pega fogo com muita facilidade, devido à baixa umidade do período de estiagem”, explicou.

Durante a ação, os membros da pasta abordaram os cidadãos a fim de prevenir os incêndios descontrolados e possíveis desastres ambientais. A Defesa Civil orienta ainda, que causar incêndios é considerado crime e que em casos de focos, deve-se acionar o órgão por meio do número 199, manter-se calmo e identificar-se, informando a localização exata e sinalizando um ou mais pontos de referência para que as equipes encontrem o local de forma mais rápida

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga