» » Fechamento do comércio fica mantido após reunião com prefeitos e o governador

Em decisão conjunta realizada nesta sexta-feira (12/3), em nova reunião virtual com as presenças do prefeito Elinaldo Araújo, de outros gestores que compõem a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do governador Rui Costa, ficou decidida a manutenção das medidas restritivas por mais uma semana, ou seja, até às 5h do dia 22/3, incluindo o fechamento do comércio e o toque de recolher.

 Na oportunidade, Rui Costa deu a notícia da aquisição, por parte do Governo do Estado, de cerca de 10 milhões de doses da vacina russa Sputnik V para imunizar o público-alvo ainda no segundo semestre. Isso após sanção de lei, nesta quarta-feira (10), que permite a estados, municípios e o setor privado adquirirem diretamente os imunizantes. "A expectativa é que o contrato seja assinado ainda hoje, o que vai definir a quantidade e a data dos lotes para procedermos com o número que será distribuído aos municípios depois da chegada", informou.

 

A informação foi comemorada pelo prefeito Elinaldo, que entende que é com vacina que a vida da população poderá voltar ao normal. “Com a compra das imunizações poderemos acelerar o processo de vacinação na nossa população e, consequentemente, acelerar a flexibilização do comércio e das demais medidas restritivas”, pontuou.

Na ocasião, o gestor municipal ainda ponderou sobre a situação atual de Camaçari em relação à Covid-19. “Se eu tomar a decisão de abrir o comércio, com cerca de 60 pessoas aguardando leitos entre Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos, e as pessoas começarem a morrer nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município, como vai ficar a minha situação? Seria muito simples pra mim, para acabar com essa tensão, flexibilizar de vez o comércio. É uma situação muito complicada. Sei que o momento que estamos vivendo não é fácil. Mas eu não posso abrir o comércio e assumir essa culpa. Tudo que estou fazendo é em prol da vida da população”, salientou.

 

Por fim, os prefeitos agendaram um novo encontro para a próxima terça-feira (16/3), para discutir o retorno escalonado das atividades econômicas. A medida deverá definir parâmetros para uma retomada segura dos comércios e serviços, com horários específicos de funcionamento para cada segmento, de forma a evitar aglomerações, principalmente no transporte público, e considerando a situação dos casos da Covid-19 nos municípios.

 

A décima sétima alteração no Decreto Municipal n.º 7.365, de 1º de julho de 2020, especificamente para prorrogar as restrições sobre os serviços não essenciais, no âmbito do município, em atuação conjunta com o Estado da Bahia e demais cidades da RMS, pode ser conferida aqui. O novo Decreto número 7.494/2021, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) número 1.621, desta sexta-feira (12/3).


Agência de Notícias

Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçar

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga