» » Funceb abre cadastro para profissionais e empresas do audiovisual na Bahia.

 

A Fundação Cultural do Estado (Funceb) abriu, nesta segunda-feira (1/3), um cadastro online para profissionais e empresas do audiovisual na Bahia. A plataforma visa reunir informações sobre fornecedores e prestadores de serviços neste setor, para que os mesmos estejam disponíveis para pesquisas e contratações para atuação em produções locais, nacionais e internacionais que filmem na Bahia,  impactando na circulação de recursos financeiros e na geração de emprego. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de abril.

Sob coordenação da Bahia Film Comission, vinculada à Funceb, a ferramenta aberta e gratuita vai reunir dados dos agentes que atuam no setor de audiovisual no estado, sejam eles de serviços de infraestrutura, como empresas de locação e estúdios ou acervos de arte. Serviços de apoio, como assessoria contábil e/ou financeira, jurídica, alimentação, comunicação, distribuição, hospedagem, segurança e transporte, dentre outros. Além de profissionais, como realizadores, produtores, fotógrafos, técnicos de som, diretores de arte, editores, e prestadores de serviços de formação e capacitação, como escolas e cursos técnicos de cinema, de fotografia, de interpretação, dentre outros profissionais e empresas.

Segundo estudo publicado pelo governo da Bahia, R$ 201,1 milhões foram captados pelo setor audiovisual baiano, entre recursos financeiros estaduais e federais, entre os anos de 2008 a 2018. Desse total, 75% foram destinados à produção, o que justifica a profissionalização e demanda de profissionais para o campo de trabalho, com mais de 834 projetos executados em 10 anos na Bahia, em especial Salvador, que concentrou 91,3% dos recursos. 

Na plataforma, disponível no site da Dimas, interessados poderão consultar um catálogo de profissionais e empresas, disponível a contratantes nacionais e internacionais, além do público geral, promover intercâmbios e parcerias entre os profissionais do setor audiovisual. A ferramenta deve ser lançada no segundo semestre deste ano, e a expectativa é a de que haja um período de inscrição no primeiro semestre de cada ano e atualização da plataforma on-line todo segundo semestre, anualmente.  

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga