» » MS Bank acusa TransferWise de envio ilegal de dinheiro usando dados de clientes

Foto:Reprodução
Os clientes MS Bank que tentaram acessar o site da empresa na noite desta sexta-feira (12) foram recepcionados por um pop-up com o aviso: "Se você é um cliente MS Bank por meio da plataforma TransferWise, temos um comunicado importante para você". No comunicado, o banco acusa a TransferWise de realizar transferências ilegais usando dados de seus usuários.

De acordo com o MS Bank, que era utilizado como correspondente cambial pela TransferWise até fevereiro, a fintech teria fraudado transferências internacionais sem o conhecimento do banco, utilizando nome e dados financeiros de seus clientes. 

"O MS BANK comunicou ao Banco Central sobre inconformidades nos valores de algumas operações realizadas via Transferwise e após uma investigação interna do Banco Central e da Receita Federal foi confirmado que a Transferwise alterava cotações de moeda estrangeira para enviar dinheiro ilegal para o exterior de carona com remessas de clientes da plataforma", explica a publicação no site da empresa.

O comunicado do MS Bank inclui ainda um vídeo com exemplos de como a TransferWise teria atuado para realizar o envio de dinheiro ilegalmente. Um deles considera um cenário hipotético no qual um cliente teria comprado 1.000 euros a uma taxa de R$ 7 por euro, totalizando R$ 7 mil reais. Em vez de a correspondência ser 1.000 euros, de acordo com o MS Bank, a TransferWise transformava esse valor em outro um pouco maior, como 1.005 euros, aproveitando a transação do cliente para enviar 5 euros ao exterior sem pagar impostos.

O vídeo também traz algumas orientações aos clientes sobre como proceder para saber se seus dados estiveram envolvidos nas transações ilegais feitas pela TransferWise.




«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga