» » Prefeito avalia cenário da pandemia do coronavírus


Preocupado com o crescimento do número de casos ativos da Covid-19 no município, o prefeito Elinaldo Araújo, convocou o colegiado da saúde de Camaçari para avaliar os dados atuais referente ao cenário epidemiológico da doença no município, além de observar os resultados das medidas de enfrentamento ao vírus e debater sobre a retomada das atividades econômicas na cidade. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (18/3), na sala de reuniões da Secretaria do Governo (Segov), no Centro Administrativo.

Na oportunidade, foram apresentados dados sobre a ocupação dos números de leitos no município e na Bahia, assim como também de pacientes que estão aguardando para serem regulados, percentual de casos ativos, quantitativo de óbitos, além dos insumos e equipamentos para o enfrentamento da pandemia. Também foi colocada em pauta, a estruturação do protocolo unificado para o funcionamento do comércio no município.

 

Durante a reunião, o chefe do Poder Executivo falou sobre a importância de redobrar os esforços para o enfrentamento da pandemia. “Venho acompanhando diariamente a evolução da doença na nossa cidade, no estado e também no país. Precisamos mais do que nunca continuar unindo forças para combater esse vírus que vem afetando a vida dos cidadãos”, expressou Elinaldo.

Na reunião também foi falado sobre um encontro por telefone que ocorreu na última segunda-feira (15/3), com os prefeitos de Elinaldo Araújo (Camaçari), Bruno Reis (Salvador) e Moema Gramacho (Lauro de Freitas). Ocasião em que discutiram sobre a alta demanda para a compra, logística de entrega e retirada de respiradores, assim como também o abastecimento dos cilindros de oxigênio na Bahia. Camaçari também enfrenta esta dificuldade, pois, anteriormente, o abastecimento do produto era feito uma vez por dia e devido à alta demanda com o cenário da pandemia, é necessário fazer o reabastecimento três vezes por dia.

 

“Atualmente, a cidade encontra-se com um cenário de 100% dos leitos ocupados, com 31 pacientes na tela aguardando regulação, sendo 26 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e cinco para leitos clínicos”, explicou o titular da Sesau, Elias Natan durante a reunião. Nesta quarta-feira (17/3), foram registrados 144 novos casos confirmados da doença, 78 pessoas recuperadas e houve uma redução de 53 casos ativos. No total, Camaçari contabiliza 16.162 pessoas que contraíram a doença, sendo que 1.762 estão em tratamento, 14.140 se recuperaram e 260 óbitos. 

O próximo passo do governo municipal é promover mais um diálogo com os representantes do comércio sobre o Plano de Retomada das Atividades Econômicas. Que contará novamente com a contribuição e interação dos gestores da Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari (Sicomércio) e do movimento Comércio Unido e Forte (CUF) de Camaçari. A administração municipal tem mantido diálogo com as entidades para a formulação de um protocolo de retomada da economia unificado e alinhado às medidas sanitárias que possam atender também as necessidades da classe comercial. 

 Também participaram da reunião os secretários da pasta do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas; do Governo (Segov), José Gama Neves; do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, além do diretor Alfredo Castro, da Superintendência do Trânsito e Transporte Público (STT). 


Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga