» » Conceição Evaristo e Mia Couto encerram Jornada Pedagógica 2021


Com o tema Reinvenções de si e da escola em tempos de pandemia: histórias que narram a condição humana de “esperançar”, a iniciativa contou com diferentes atividades remotas, desenhadas de modo a contemplar especificidades de cada unidade educacional, diagnosticadas pelos comitês escolares.

A fase dedicada prioritariamente aos estudantes da rede e de suas famílias, teve início no dia 12 de abril e contou com o envolvimento de toda a equipe da pasta. “Alguns comitês optaram por realizar reuniões on-line com os pais, outras escolas realizaram oficinas, drive-thrus. Já outras fizeram rodas de conversa, sempre de modo remoto ou através de atividades que garantiram o cumprimento do distanciamento social”, explicou Hosana Bastos, gerente de currículo da Seduc.

Ainda segundo Hosana, algumas unidades já realizaram seus encontros inaugurando a tecnologia Google Sala de Aula, seja da educação infantil, da educação de jovens e adultos, ou mesmo das escolas especializadas da rede.

A técnica da secretaria ainda relatou que o momento foi também de atualização. De acordo Hosana, “grupos de WhatsApp foram renovados e reativados. Algumas escolas enviaram formulários eletrônicos para fazer sondagem diagnóstica quanto à situação das famílias no que se refere às condições de uso de ferramentas digitais, como o aparelho celular, por exemplo, bem como o acesso à internet, e isso de modo bem inicial”, pontou.
Na terceira etapa, que finaliza a Jornada entre 19 e 23 de abril, serão promovidas conferências, palestras e mesas redondas em horários variados, voltadas ao público ampliado da rede escolar, formado por docentes, técnicos, família e educandos. Para tanto, peças com a programação do evento já estão sendo disparadas, juntamente com o link de inscrição para as atividades.

Apesar da Jornada Pedagógica 2021 ter uma semana formal que marca seu encerramento, algumas atividades pontuais se desenvolvem até o mês de maio, como a exemplo do workshop voltado para apresentação de funções e práticas dos Conselhos Municipais, ou mesmo atividades específicas para a equipe da Diretoria Pedagógica (DIPE) e ações dedicadas à Educação Especial.

Para o encerrar o evento, a Seduc convidou parceiros de projeção mundial para a culminância da Jornada. A escritora brasileira e doutora em Literatura Comparada Conceição Evaristo faz a conferência magna de abertura, às 9h, do dia 19 de abril, enquanto o escritor moçambicano, Mia Couto, celebra a palestra de encerramento, às 10h, no dia 21 de abril. Profissionais de educação, docentes e não docentes, bem como outras pessoas que queiram acompanhar estas atividades podem fazê-lo através do canal da Seduc no YouTube, que pode ser acessado aqui.

Os palestrantes

Conceição Evaristo é escritora mineira, ficcionista e ensaísta. Mestre e doutora em Literatura, sua primeira publicação foi na série Cadernos Negros, em 1990. Possui sete livros publicados, dentre eles o vencedor do Jabuti (2015), Olhos D’água, e cinco dos quais traduzidos para o inglês, francês, espanhol e árabe. Com premiações nacionais e internacionais, é escritora homenageada em diversas feiras literárias, sendo agraciada com o prêmio Personalidade Literária do Prêmio Jabuti em 2019.

Mia Couto nasceu em 1955, na Beira, Moçambique. Foi jornalista e professor, e é, atualmente, biólogo e escritor, com mais de trinta livros, entre prosa e poesia. Seu romance Terra Sonâmbula é considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Recebeu uma série de prêmios literários, entre eles, o Prêmio Camões de 2013, o mais prestigioso da língua portuguesa, e o Neustadt Prize de 2014. É membro correspondente da Academia Brasileira de Letras.

Ilan Brenman é mestre e doutor em Educação, e um dos principais escritores premiados de literatura infantil do Brasil, com mais de 60 publicações espalhadas pelo mundo.  Colunista da revista Crescer e da rádio CBN.

Pedro Bandeira é um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Destacou-se com a obra "A Droga da Obediência". Recebeu prêmios como o Jabuti e o da Câmara Brasileira do Livro, dentre vários outros. Em 2012 foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas, da cidade de Santos.

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga