» » Escrevivências de Conceição Evaristo é destaque na Jornada Pedagógica 2021


Com o tema “Linhas e entrelinhas da Esperança, as escrevivências de Conceição Evaristo: narrativas com educadores", a Secretaria da Educação (Seduc) promoveu na manhã desta segunda (19/4) a conferência magna da Jornada Pedagógica 2021, feita pela premiada escritora e educadora brasileira Conceição Evaristo. A transmissão do evento foi feita através do canal da pasta no YouTube e pela TV Câmara, e contou com a presença remota de mais de 1.000 pessoas.

O início da transmissão contou a secretária da pasta, Neurilene Martins, que deu boas-vindas a todos os presentes. Em sua fala de abertura, a secretária Neurilene Martins fez referência a duas questões que fizeram o município escolher a autora para proferir a conferência magna de abertura: “Você é uma escritora por escrevevivências”, colocou ao acrescentar que "esse é um momento de celebração, porque temos um legado, além de ser um momento de acolhimento. Precisamos de um tempo à frente para dar conta de tudo o que está acontecendo”, concluiu, se referindo aos momentos e desafios trazidos pela pandemia.

A palestrante do dia, Conceição Evaristo, iniciou sua explanação destacando a característica da insistência, condição característica de quem vive a esperançar. Para a autora, a educação tem a missão de incutir nas pessoas a função de objetos e produtos artístico-culturais como um direito. “A esperança é um direito de vida, essa esperança que nos leva a reinventar, que tem a ver muito com a utopia, esse compromisso por uma construção de uma sociedade melhor. Temos que retomar a utopia, essa esperança teimosa em transformar a morte em vida!”, afirmou.

O evento contou com a participação de diversos profissionais que junto com a Seduc constroem perspectivas para a educação do município. O presidente do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/FUNDEB), Juipurema Sandes, destacou Conceição Evaristo como pessoa que intersecciona três importantes preocupações que orientam a educação em Camaçari: as discussões de gênero, de raça e a literatura, enquanto recurso artístico apropriado para o alinhavo de todos os eventos da rede educacional do município.

A programação da Jornada Pedagógica prosseguiu pela tarde com o painel “A oferta emergencial do ensino remoto para a garantia do direito constitucional à educação de todos os estudantes: legados e desafios”, que é aberto ao público e pode ser acompanhado pelo canal da Seduc no YouTube, que pode ser acessado por aqui. A programação dos demais dias de atividade pode ser visto ou baixado em formato PDF, através deste link.

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga