» » Escritores participam de painel da Jornada Pedagógica 2021

O segundo dia da última etapa da Jornada Pedagógica 2021 contou com o painel Literatura, Educação e Histórias de Vida: acolhimento, subjetividades e aprendizagens, nesta terça-feira (20/4), que foi transmitido através do canal do YouTube da Secretaria de Educação (Seduc). Os painelistas foram os escritores Pedro Bandeira e Ilan Brenman.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, participou da transmissão e destacou a interação da rede no evento, que segundo ela “foi pensado para ser lugar de acolhimento, encontro e reinvenção. Esse painel de hoje retrata muito o sentido da Jornada Pedagógica, que a gente intitulou Reinvenções de si e da escola em tempos de pandemia: histórias que narram a condição humana de ‘esperançar’, e a gente compreende que essas histórias de vida estão todas plasmadas na nossa condição humana”. Mais de 600 pessoas acompanharam o evento simultaneamente e participaram através do chat.

O painelista e escritor premiado Pedro Bandeira, pontuou problemas devido à ausência das aulas presenciais, no último ano, que pode ser prolongado para dois. “Isso nós vamos ter que enfrentar e reconhecer que (as aulas remotas) não substituem de modo algum, a convivência normal, que essas crianças tem o direito de frequentar”. Ele ainda destacou que não há experiências anteriores para apoiar as decisões que serão tomadas, e sugeriu o treinamento constante da leitura e da escrita, já que segundo, o autor, “sem a compreensão da língua e da matemática não há futuro”.

Já Ilan Brenman, finalizou a explanação afirmando que “a literatura e a educação precisam visar a autonomia das crianças. Dar ferramentas para serem independentes, se vocês conseguirem fazer isso, está feita a missão de educar, dar autonomia para essas crianças e jovens enfrentarem a vida”. Além de trazer para o debate as definições de literatura, que, segundo ele, “é libertadora” e a importância da imaginação.

No turno matutino foram realizados os Diálogos Formativos, com professores e não docentes, que seguirá no noturno, para os professores do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A programação do dia ainda previa o lançamento do e-book de autoria de professores da rede municipal de ensino de Camaçari, Práticas inovadoras no ensino de matemática e língua portuguesa – da formação docente à sala de aula, que foi adiado, e a nova data será divulgada posteriormente. A programação completa do evento pode ser conferida neste link.

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga