» » Merendeiras recebem formação com foco na prevenção a Covid-19

Para dar orientações para a manipulação de alimentos e construção do cardápio com foco na retomada das aulas semipresenciais em tempo de pandemia por Covid-19, foi realizada uma formação com os profissionais da merenda da rede de ensino de Camaçari. A inciativa ocorreu nesta quinta-feira (29/4) por videoconferência.

A Secretaria da Educação (Seduc), através da equipe de nutricionistas da Coordenação de Alimentação Escolar, elaborou um plano de medidas de prevenção e proteção para as unidades de alimentação das escolas. As orientações seguem o Guia de Recomendações para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no retorno semipresencial às aulas durante a pandemia da Covid-19, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A apresentação das Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para prevenção da Covid-19 em Serviços de Alimentação Escolar foi realizada pelo coordenador de Alimentação Escolar, Márcio Tavares, que explicou o motivo do encontro. “O encontro é para tratar das ações que deverão ser tomadas, quando for definido o retorno das aulas semipresenciais. Já que o retorno está sendo construído para que ocorra de forma segura e adequada para todos os envolvidos”.

Dentre o conteúdo apresentado está o processo de trabalho, sempre com a preocupação da manipulação e higiene. Dentre os pontos destacados estão os cuidados: como a higiene pessoal, que devem retirar assessórios como brinco, pulseiras e anéis, e barba e bigode; da manipulação de alimentos, que no momento não devem cantar, falar em excesso, experimentar diretamente com a mão e não usar aparelho celular; ao chegar no trabalho, lavar a mão imediatamente, tirar a roupa e colocar o uniforme que deverá ser utilizado somente na área de produção.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, agradeceu a contribuição dos participantes e afirmou que este foi um momento de escuta para melhorar no que for possível. Ela ainda pontuou sobre uma reunião realizada com o Ministério Público que tem como orientação a prontidão da rede para o retorno das aulas semipresenciais. “Todos esforços estão sendo feitos para que a gente tenha uma prontidão da infraestrutura, da parte pedagógica e no quesito de formação”.

O cardápio proposto pela coordenação ainda foi apresentado e a gestão vai disponibilizar máscaras descartáveis e entregar dois novos fardamentos, além de ser anunciado o início da compra e entrega de alimentos nas unidades escolares. Ainda foram passadas instruções de como lavar as mãos, como fazer a higiene das superfícies, e como deve ser feito o recebimento e armazenamento dos produtos.

A capacitação foi dividida em duas turmas, uma pela manhã e outra no turno da tarde. Outras formações estão previstas para acontecer.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga