» » Operação remove barracos irregulares no Morro da Manteiga

Foi realizada na noite deste domingo (11/4), uma operação da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização (Suofis), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) de Camaçari, para remoção de barracos, cercados e estruturas montadas irregularmente no Morro da Manteiga, no bairro Nova Vitória. A ação contou com o apoio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), de uma guarnição do 12º Batalhão da Polícia Militar da Bahia (BPM-BA) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Caatinga).

De acordo com a Suofis, 15 barracos foram removidos do local. As equipes retiraram as estacas de marcação, cabanas feitas de lona e bases já feitas no local. Na ocasião, três famílias que estavam no lugar no momento da ação, foram notificadas pelos fiscais e orientadas a comparecer, nesta segunda-feira (12/4), à Sedur, quando serão acompanhadas por uma escuta especializada.

Segundo o superintendente, coronel Pedro Cézar Archanjo, o local não tem estrutura alguma para receber pessoas no formato de moradia. “Trata-se de uma área pública de conservação do meio ambiente, que não cabe ser habitada. Aqui não há água, luz e o local faz parte de um programa municipal que já está em fase de planejamento”, contou o coronel.
Durante a ação, foram encontrados materiais de metais que foram recolhidos pela superintendência, além de alguns de suporte para obras de construção. A administração pública salienta, que os órgãos competentes já haviam comparecido no local e dado as devidas orientações às famílias para deixarem a área, por estarem cometendo um crime ambiental, que é a degradação do solo.

As infrações cometidas na área estão relacionadas à proibição do corte, exploração e supressão da vegetação primária ou em estágios avançado e médio de regeneração; bem como da exploração e a supressão de vegetação de manguezal e de restingas; além da destruição ou danificação de florestas nativas ou plantadas, ou vegetação fixadora.

Em caso de reincidências, suspeita e identificação de outros crimes ambientais e urbanísticos na sede e costa do município, a população pode contribuir denunciando esses atos por meio do telefone 0800 284 6734. O atendimento é de domingo a domingo, das 8h às 23h.

Foto: Wash Malik

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga