» » Prefeitura entrega Escola Denise Tavares totalmente requalificada



Após passar por uma requalificação completa em sua estrutura física, na manhã desta quarta-feira (14/4), a Prefeitura de Camaçari realizou a entrega da Escola Municipal Denise Tavares. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o ato foi registrado em uma cerimônia restrita, com a participação do prefeito Elinaldo Araújo, do vice-prefeito, José Tude, das secretárias municipais da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim e da Educação (Seduc), Neurilene Martins e de alguns profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino.

Durante o seu discurso, o chefe do Executivo relembrou o período no qual ele estudou no Denise Tavares. “Tem escolas que marcam a cultura da nossa educação, a cultura da nossa cidade. No caminho da minha casa até aqui, me vinham algumas lembranças na memória de quando estudei nas escolas do Natal e Denise Tavares. E hoje eu tenho orgulho de poder ver o resultado das intervenções que foram feitas nesta escola enquanto prefeito. Requalificamos sem perder a sua essência e através desta reinauguração, podemos demonstrar o cuidado da gestão com a cidade e a responsabilidade do governo com o dinheiro público”, pontuou Elinaldo.

Ao longo da cerimônia, a equipe de gestores escolares apresentaram ao prefeito as dependências da escola, o material didático que é utilizado com os estudantes da rede, bem como uma lousa digital que permite a realização de aulas síncronas (em tempo real) e dos chromebooks (equipamentos tecnológicos destinados ampliar as possibilidades e ferramentas de ensino e aprendizagem das crianças). Na ocasião, os profissionais fizeram a divulgação da temática da Jornada Pedagógica 2021: As reinvenções de si e da escola em tempos de pandemia: histórias que narram a condição humana de "esperançar".

Resultado dos esforços do governo municipal em disponibilizar equipamentos públicos de qualidade para a população, a unidade escolar passou por recuperação estrutural; adequação da cozinha e refeitório; recebeu instalação de revestimentos cerâmicos nas paredes das salas de aula e circulação; foram realizadas a execução de piso de alta resistência; requalificação dos sanitários, da sala dos professores, quadra poliesportiva e vestiários; adaptação do sistema de acessibilidade para pessoas com deficiência; adequação da rede elétrica, hidráulica, hidrossanitária, das esquadrias e pintura geral do equipamento.
Entusiasmada com a reinauguração da escola, a titular da Seduc, Neurilene Martins, agradeceu a dedicação de todos os profissionais envolvidos para a requalificação da escola. “É um momento de muita felicidade, pois é tudo que a nossa população merece e precisa. Então, é um sentimento de dever cumprido e de muita esperança. Estamos em tempos de pandemia, mas é possível sim, com o foco e com trabalho, seguir priorizando a educação de cada criança, que aprenderão a ler o mundo, para escrever a vida”, declarou Martins.

Para a gestora da pasta de Infraestrutura, Joselene Cardim, a conclusão das obras e entrega da unidade representa “mais uma escola importante para o município que tem uma grande história preservada e entregue à comunidade. Recebemos o espaço com muitos problemas e lutamos para fazermos o melhor. Não era uma escola para fazer uma simples manutenção, era uma escola que precisava realmente de uma grande reforma, pois encontramos diversos problemas graves. Então foi necessário fazer um estudo, contratar um projetista e montar um relatório estrutural, para de fato entender que a unidade de ensino poderia se manter de pé”, destacou Cardim.

As intervenções foram importantes para sanar uma série de problemas que representavam riscos à segurança dos educandos, professores e demais servidores que atuam no equipamento educacional, tornando-se necessário passar por uma análise minuciosa de um estruturalista, conforme explica a equipe técnica da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), pasta responsável pelo acompanhamento da obra.

Também marcaram presença na solenidade, o diretor da Denise Tavares, Adenilton Silva Santos; as gestoras das escolas do Natal e da professora Maria José de Mattos da Conceição, Elisângela Oliveira e Andréa Ramos, respectivamente. As duas unidades de ensino, localizadas no bairro do Natal (Bomba), receberam os alunos da Denise Tavares durante o período em que as benfeitorias eram executadas. Se fizeram presente ainda no ato de entrega, os representantes dos conselhos municipais de Alimentação Escolar (CMAE); de Educação (CME); e CACS/Fundeb.

Escola Denise Tavares - Fundada há 43 anos, a escola é composta por salas de informática e multimídia, três alas com 18 salas de aula, ginásio poliesportivo com sanitários, área de convivência, administração com biblioteca, um auditório, além de chromebooks para ampliar as possibilidades de aprendizado dos estudantes. A unidade escolar possui mais de 600 alunos matriculados nos anos finais, distribuídas em três turnos, entre turmas do 6º ao 9º ano, bem como da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os investimentos para a requalificação da sua estrutura representam uma quantia equivalente a R$ 633 mil reais. A unidade de ensino está localizada na Avenida Tupinambás (antiga Radial C), no bairro da Gleba B.

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga