» » Seduc entrega kit escolar para estudantes da rede municipal

Empenhada em ofertar um ensino de qualidade para os cerca de 35 mil estudantes matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) realiza a entrega do Kit Volta às Aulas 2021. No ato, são distribuídos materiais escolares, didáticos e atividades impressas, para os alunos da Educação Infantil, Fundamental I e II, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A secretária da Educação, Neurilene Martins, nesta terça-feira (27/4), acompanhou a entrega dos itens na Escola Luís Rogério de Souza, na Gleba C.  

Durante a visita, a gestora da pasta fez uma reflexão e destacou que “precisamos lembrar que no Brasil, principalmente no Nordeste, existem muitos estudantes que não têm caderno ou que dividem com o irmão. Então, quando nossos alunos recebem os seus cadernos, calculadora, transferidor e canetas, manifestam para esses outros estudantes, que o melhor projeto e o mais importante para a vida dos adolescentes é a escola”, disse ao acrescentar, “Independente de como seja feita a oferta da aula, se remota, híbrida ou presencial, é preciso construir junto a esses adolescentes, o sentido de cidadania e de ter um projeto de vida”, pontuou Neurilene ao longo do encontro.

A mãe da jovem de 14 anos, Karleane Barbosa, compareceu até a Escola Luís Rogério de Souza para retirar o kit da sua filha. Satisfeita com o atendimento e os materiais, ela comentou que “vai ajudar bastante. Não vou precisar me preocupar em comprar o material didático e ela vai gostar, pois usa muito”. Na oportunidade, Karleane ainda acrescentou que o kit “veio em uma boa hora. Estou agradecida pelo jeito que fui recebida, pois a filha acaba de ingressar na rede pública”, expressou.  

Após receber os kits, os responsáveis são encaminhados para um outro espaço da unidade escolar para que possam responder a uma pesquisa socioeconômica familiar. Através dessas respostas, a Seduc terá um parecer sobre as condições sociais dos estudantes e assim aplicar a melhor metodologia de ensino durante as aulas remotas, para os alunos que fazem parte das 102 unidades de ensino da sede e costa do município.

O vice-diretor da unidade escolar, Ricardo Magalhães, explicou que a iniciativa do programa Mais e Melhor Educação: em Casa “é uma forma de acolhimento, com o planejamento de atividades de diagnóstico de entrada, para que possamos conhecer a realidade desses alunos através de uma pesquisa sociofamiliar, na qual nós poderemos conhecer a comunidade escolar e saber aqueles que possuem acesso ou não a internet”.

Ainda segundo Magalhães, os alunos que não possuem acesso à internet são inseridos no grupo assíncrono. Ricardo afirma que “há cada 15 dias elaboramos as atividades impressas e entregamos esses exercícios aos pais e/ ou responsáveis no plantão pedagógico”, pontuou.

Paralelo a entrega dos kits, a Seduc também continua com a distribuição dos Vales Merendas para os estudantes da rede, a fim de garantir a alimentação dos alunos durante a pandemia do novo coronavírus.

KIT VOLTA ÀS AULAS

Ensino Fundamental Anos Iniciais: dois apontadores com depósito, duas borrachas, caderno brochurão 80 folhas, caderno para desenho 96 folhas, calculadora de bolso, canetinha hidrográfica, colas branca e colorida, lápis grafite e de cor, material dourado e tesoura sem ponta.

Ensino Fundamental Anos Finais: é composto por dois apontadores com depósito, duas borrachas, dois cadernos universitários com 200 folhas, calculadora de bolso, quatro canetas esferográficas, cola branca, esquadros (45° e 60°), transferidor (180°), régua, lápis grafite e de cor.

Educação Infantil: o kit possui diversos itens, como uma agenda escolar, dois apontadores com depósito, borracha, dois cadernos para desenho com 96 folhas cada, canetinha hidrográfica, cola branca, cola colorida, giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, massa para modelar, pasta plástica transparente com elástico, pincel, tesoura sem ponta e tinta guache.  

Educação de Jovens e Adultos (EJA): três cadernos universitários com 200 folhas, calculadora de bolso, quatro canetas esferográficas, dois grafites, lapiseira e régua.

Foto: Tiago Pacheco
--
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga