» » Setur faz balanço dos 100 primeiros dias de gestão

A Secretaria do Turismo (Setur) fecha o primeiro trimestre de 2021 inovando e priorizando as ações com foco no fortalecimento e proteção social da cadeia produtiva do turismo em Camaçari. Fortalecer o trade turístico com ações de fomento, capacitação de mão de obra, formalização de parcerias com a iniciativa privada em ações conjunta de promoção do turismo, bem como, a observância dos protocolos de prevenção à Covid-19 foram a base dos trabalhos coordenados pela equipe da Setur nesses 100 dias de gestão.

“Apesar do setor turístico ser fortemente afetado pela pandemia, a cadeia produtiva do turismo precisa ainda mais do apoio do poder público”, pontua a secretária da Setur, Cristiane Bacelar.

Através da parceria firmada, em fevereiro deste ano, com o Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), é possível levar crédito ao microempreendedor por intermédio das associações de bairros e entidades de representação comunitária. Atualmente, já foram implementados três bancos comunitários, dois em Vila de Abrantes e um em Arembepe. De acordo com a Setur, outros estão fase de desenvolvimento. A aceitação demonstra a carência e a importância da iniciativa para fomento do empreendedorismo, e como plataforma alternativa à escassez de empregos formais.

A secretária Cristiane Bacelar explicou que “a Setur foi a secretaria que em parceria com o BNB através do Prodeter viabilizou a formação dos Bancos Comunitários através das diversas associações de classe da sede e costa de Camaçari”.

Ainda no plano das parcerias com o setor privado, a Setur, juntamente com a Concessionária Litoral Norte (CLN), celebra a implantação do programa de capacitação dos ambulantes que atuam na região da praça de pedágio. A ideia é capacitar as pessoas que atuam fazendo comércio de produtos alimentícios no local. Uma vez capacitados, os trabalhadores informais vão poder dar continuidade às suas atividades com mais qualidade, segurança, higiene, visão empresarial, além de excelência na abordagem e atendimento dos clientes potenciais.

O social é uma área que está intimamente inserida nas ações da Setur, desta forma, além de atuar externamente através de parcerias com o setor privado, a Setur também atua nas ações encampadas pelas demais pastas da gestão, a exemplo da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), na qual a Setur atuou fortemente na entrega de cesta básicas às famílias de artesãos de Camaçari.

É nesse contexto de transversalidades das ações, que Setur mantém a parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), com foco no ordenamento do uso do solo em toda a costa, que é uma das prioridades da pasta do Turismo. A secretária Cristiane Bacelar entende que ordenar e qualificar os espaços turísticos, bem como, toda a orla, é a base para inserir e consolidar Camaçari como um dos principais destinos turísticos do Nordeste.

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga