» » Vacinação contra gripe começou em Camaçari nesta segunda-feira (12)

Começou nesta segunda-feira (12/4) e segue até o dia 9 de julho a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A campanha está dividida em três fases com públicos específicos em cada uma. Em Camaçari, a vacinação ocorre em todas as unidades de saúde com sala de vacinação. Na primeira etapa, que segue até o dia 10 de maio, serão vacinados trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (que teve filho a pouco tempo) e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) da Piaçaveira, o primeiro dia de vacinação acontece de forma tranquila. Ana Carolina optou por levar, logo no início da manhã do primeiro dia da campanha, o filho João, de 8 meses, para receber a imunização contra a influenza. Satisfeita com o atendimento, ela comentou acerca da importância da vacina, “vai ajudá-lo bastante, evitando quadro grave da doença, caso fique gripado”, comentou.

O secretário da Saúde, Elias Natan, informou que, “quem tiver tomado a vacina contra a Covid-19 precisa aguardar 15 dias para se vacinar contra a gripe. Importante atentar para isso. Entre uma vacina e a outra, são necessários 15 dias de intervalo”.

Após receber as duas doses contra à Covid-19, a profissional de saúde, Elaine Cunha, que trabalha na USF da Piaçaveira, foi contemplada com o imunizante contra gripe. “A vacina é um elemento muito importante para a gente se proteger contra essas formas virais que estão vindo, e as pessoas não devem ter medo, pelo contrário, elas precisam ser vacinadas para criar uma imunidade justamente para combatermos essas doenças. Acredito que os profissionais de saúde nesse primeiro momento estão sendo vacinados, para que possamos estar em plena atividade para atender a população de Camaçari”, pontuou a médica, que também atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e no Hospital Geral de Camaçari (HGC).

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, ocorre entre 11 de maio e 8 de junho, e nesse período serão vacinados professores de escolas públicas e privadas e idosos a partir de 60 anos.

O terceiro momento será de 9 de junho a 9 de julho. Nesse intervalo, serão vacinadas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, força de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A campanha tem como objetivo contribuir com a redução de hospitalização e mortes decorrentes das complicações causadas pela influenza e Sarampo nos indivíduos, especialmente idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas que comprometam o funcionamento do sistema imunológico.

Foto: Josué Silva

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga