» » David Rios defende inspeção anual da saúde física e mental dos policiais

Foto: Alberto Maraux
Ciente de que a profissão de policial é uma das que mais causam o esgotamento físico e mental, sobretudo devido à tensão e aos perigos inerentes ao patrulhamento nas ruas e do combate aos criminosos, o deputado estadual David Rios (PSDB) apresentou projeto para a realização de uma inspeção anual na saúde física e mental das polícias Civil, Técnica e Militar, alem do Corpo de Bombeiros. Os exames abrangerão os integrantes das corporações subordinadas à Secretaria de Segurança Pública e também da Polícia Penal, que é vinculada à Secretaria de Assuntos Penitenciários.

Segundo o deputado, que também é médico, pesquisas e trabalhos acadêmicos têm demonstrado o alto índice de casos de estresses e até suicídios de policiais, que necessitam de um maior suporte psicológico para que possam exercer condignamente uma profissão de alto risco e essencial para a proteção e a segurança da população.

“Na maioria dos casos, o atendimento psicológico só ocorre quando o problema se manifesta de forma contundente e o policial é afastado e levado à avaliação psicológica e tratamento. Isso não basta. É necessário que a saúde mental dos nossos policiais seja avaliada e que eles recebam total apoio antes que a situação pessoal e institucional se agrave”, defende o parlamentar.

David Rios quer evitar que se repitam casos como o surto e a morte do PM Wesley Soares, de 38 anos, que acabou baleado depois de atirar contra policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais Bope (Bope), em 28 de março, no Farol da Barra, em Salvador.

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga