» »Unlabelled » Diretoria Pedagógica promove integração entre profissionais da rede

A Diretoria Pedagógica da Secretaria da Educação (Seduc) se reuniu na tarde desta sexta-feira (14/5), às 13h, com o objetivo de aprimorar a inteligência colaborativa da rede municipal de educação, com o propósito de qualificar o planejamento estratégico do retorno às aulas presenciais e semipresenciais. O evento reuniu na plataforma Google Meet cerca de 50 participantes, e é parte das ações estruturantes do projeto Mais e Melhor Educação: em Casa.

A secretária da pasta, Neurilene Martins, fez retrospectiva da trajetória da Seduc no primeiro quadrimestre de 2021, marcado pelo encerramento do ano letivo de 2020; a abertura de matrículas; o início do ano letivo de 2021, já com a primeira fase de acolhimento acontecendo; a ampliação de vagas para educação infantil; e a realização da Jornada Pedagógica.

Em seguida Hosana Gonçalves, gerente de currículo da Seduc, passou a convidar os porta-vozes das coordenadorias de Matrícula e Informações Educacionais, de Gestão Escolar, de Currículo e Inovação Tecnológica, de Inclusão Educacional e de Alimentação Escolar para que apresentassem o que já foi feito e quais as ações futuras já planejadas pelas coordenadorias. O encontro foi organizado de modo que essa combinação permita que o educador possa entender o seu trabalho no contexto ampliado da educação do município.

Alexsandro Santos apresentou ações da Coordenadoria de Matrícula e Informações Educacionais (CMIE). Trouxe números atualizados das matrículas, que já atingiu o número expressivo e inédito de 36 mil alunos matriculados entre a educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, e a educação de jovens e adultos. A equipe técnica da CMIE explica que tem trabalhado em soluções para melhorar a visualização de dados relativos à rede, tornando-os mais disponíveis.

Como ações futuras, Alexsandro destacou, por exemplo, a mutação natural pela qual tem passado o Matrícula Atende que, aos poucos, vai firmando-se como Seduc Atende. Além disso, tem na busca ativa, em tempo real, instrumento que deve tornar mais eficiente o acompanhamento do aluno da rede. Outro projeto no qual tem trabalhado é o busca ativa 2020/2021, que visa identificar, para fins de reintegração, alunos que não renovaram e não solicitaram transferência.

Em seguida, a Coordenadoria de Gestão Escolar, através de Patrícia Araújo, apresentou ações a serem realizadas em atendimento ao protocolo sanitário de retorno às aulas nas escolas. A profissional explicou como se deu o estudo do protocolo sanitário recomendado pela Secretaria da Saúde (Sesau), e relatou ações como o mutirão de limpeza, bem como o acompanhamento da implementação do protocolo em escolas prototípicas.

Tendo como eixo o protocolo pedagógico, Hosana Gonçalves passou a apresentar as inciativas da Coordenadoria de Currículo e Inovação Tecnológica, pontuando que já foi realizado o estudo e discussão do calendário letivo 2021, bem como de atos e instruções normativas que orientam o retorno às aulas no contexto pedagógico. Também já foram feitos encontros com os integrantes dos comitês gestores e de curadoria de conteúdos e atividades para construção do orientador pedagógico.
Maria de Fátima Cardoso trouxe as contribuições da Coordenadoria de Inclusão Educacional, que dentre outras iniciativas elaborou o plano de trabalho com as ações que serão implementadas a partir de 2021, inclusive, discutindo a elaboração da instrução normativa de 2021, que atualiza a de nº002/2020, que ordena a prática educacional de natureza especial no município.

Entre outros pontos realizados pela Coordenadoria de Inclusão Educacional, está a integração de trabalho com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) para discutir projeto de georreferenciamento de informações sobre os estudantes e as famílias atendidas pelo Centro de Referência em Educação Especial (Crie). São exemplos de ações futuras, a ser implementada pela coordenadoria, está a realização de oficinas de acolhimento para os comitês escolares e elaboração de planos de atendimentos aos estudantes e a suas famílias, além de lives com as famílias dos estudantes atendidos pelo Crie, via plataformas digitais de vídeos, dentre outras iniciativas.

A Coordenadoria de Alimentação Escolar, através de Márcio Tavares, trouxe como algumas ações realizadas a elaboração de cardápio e dos mapas de compras, o acolhimento e treinamento com merendeiras. Como ações futuras, a coordenadoria tem previstas oficinas de cardápio e de retorno presencial, que tratará de direitos e deveres para garantir um retorno seguro de seus profissionais ao trabalho. Promoverá também. ações de educação alimentar e nutricional como a elaboração de projeto de campanha nutricional e de atividades educativas por faixa etária.

A secretária Neurilene Martins parabenizou as coordenadorias, afirmando a necessidade de construir uma visão integrativa e sistêmica de todas essas intervenções. Finalizou declarando que a missão da equipe da Seduc é a de construir um trabalho que cresça e que chegue na vida das pessoas de forma cada vez mais significativa.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga