» » Internamentos em UTI e novos casos da Covid voltam a crescer em Camaçari

A Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari faz um novo alerta à população com o retorno da curva de crescimento de novos casos da Covid-19 no município, assim como dos casos de internamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

 Nos últimos 10 dias, foram confirmados 464 novos casos da Covid-19 na cidade. Só na última quarta-feira (19/5) foram 74 novos casos, mostrando uma curva crescente que torna mais forte o sinal de alerta.

 

Ao analisar a ocupação das UTIs Covid, assim como a quantidade de pedidos de internamento em UTI, esse sinal de alerta fica ainda mais forte ainda. Nos últimos 10 dias, foram feitos 56 pedidos de internamento num leito de UTI, uma média de 5,6 pedidos por dia. Há 10 dias, esse número era inferior a um por dia. No dia 8 de maio a ocupação dos leitos de UTI era de 50%. A partir daí, começou a subir e desde o dia 11 de maio está com 100% de ocupação.

 

O secretário da Saúde, Elias Natan, reafirma o alerta para população. “Desde o primeiro momento que começaram as flexibilizações eu tenho dito que não podemos relaxar nas medidas preventivas, evitando aglomerações, usando máscara a todo instante e o álcool em gel a 70%. Pois, uma terceira onda da pandemia é possível de ocorrer, caso cada cidadão não faça a sua parte. E os números dos últimos 10 dias tornam o sinal de alerta mais forte”, afirma.

 

Para o secretário, somente a vacinação em massa é capaz de vencer essa pandemia. “Reafirmo minha fala de que, enquanto não avançarmos na vacinação em massa, não podemos baixar a guarda nas medidas preventivas. Aqui em Camaçari estamos prontos para vacinar nossa população, dependendo apenas de recebermos doses suficientes”, destaca.

 

Na última terça-feira (18/5) foram vacinadas mais de duas mil pessoas em Camaçari. “Até aqui já vacinamos 40.922 pessoas em primeira dose. Esse número poderia ser o triplo se tivéssemos recebido vacinas suficientes. Por isso, peço mais uma vez ao Estado que, junto ao Ministério da Saúde, envie mais doses para Camaçari, a fim de ampliarmos ainda mais nossos pontos de vacinação e avançarmos na imunização da nossa população”, ressalta Elias Natan.

 

Vale destacar, que Camaçari está dentro do consórcio de municípios para compra de vacinas contra a Covid-19. Porém, até o momento, nenhum município ou Estado teve autorização para compra das vacinas.

Foto: Dicom/PMC

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga