» » Reunião discute parâmetros para retomada das aulas presenciais

Dando continuidade aos debates que tratam sobre o retorno das aulas presenciais e com a perspectiva de dialogar e construir ações e estratégias para este novo momento, o prefeito Elinaldo Araújo participou do 2º encontro que abordou a retomada das atividades escolares, por meio de videoconferência, no início da noite desta segunda-feira (17/5).

A reunião ainda contou com a participação dos secretários da Educação e da Saúde, Neurilene Martins e Elias Natan, respectivamente, e de representantes dos conselhos da educação, da saúde e dos sindicatos.

Na oportunidade, a secretária da Seduc, Neurilene Martins, lembrou que no primeiro encontro foi acordado o início imediato da vacinação para os profissionais de educação. Já neste segundo momento foi realizada pela gestora uma prestação de contas dos trabalhos executados pela pasta, como a construção do protocolo de medidas a serem adotados para segurança sanitária em ambientes escolares. Neurilene anunciou ainda que, no próximo dia 21 de maio será aberta a licitação para aquisição de computadores, que serão destinados aos educadores.

Para construir um cenário sólido, o prefeito Elinaldo reforçou a necessidade do planejamento de retorno, de modo que as tomadas de decisões sejam feitas em comum acordo, a fim de que todos estejam satisfatoriamente contemplados. “Essa reunião é importante para sabermos o que cada setor está fazendo e qual a contribuição de cada segmento para que a retomada seja possível em breve. No entanto, estamos atentos ao cenário epidemiológico e vamos agir com cautela para preservar as vidas dos profissionais de educação, dos colaboradores das unidades escolares, dos pais e das crianças de nossa cidade”, disse o gestor municipal.
O município retoma a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta terça-feira (18/5), após o recebimento de 1.998 doses da vacina da Pfizer na tarde desta segunda-feira (17/5). A boa notícia deixou todos os presentes animados, uma vez que o secretário da Sesau, Elias Natan, anunciou que com a quantidade que Camaçari recebeu e o tempo limite para consumo do imunizante, será possível ampliar o público-alvo para vacinação.

“Conseguimos avançar as categorias, e os profissionais de educação com 30 anos acima já começam a ser vacinados nesta terça. Contudo, é preciso que esta reflexão da possível retomada das atividades escolares esteja atrelada ao quadro epidemiológico do município, levando em conta as taxas de ocupação de leitos e de mortalidade pela Covid-19”, explicou.

Entre as ponderações, o representante do Sindicato dos Servidores Públicos do Município (Sindsec), Nilson Coelho, afirmou que “o importante é preservar a vida”. Em concordância, a representante do Sindicato dos Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (Sispec), Maria Nildete, vibrou com o anúncio das novas doses que chegaram no município.

Também participaram da reunião a presidente do Conselho Municipal de Educação, Lenieverson Santana; os presidentes dos conselhos municipais de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS/FUNDEB), Juipurema Sandes, e de Alimentação Escolar, Neiriam Teles; a presidente do Sispec, Márcia Novaes, além de José Marcelo, e dos diretores Carlos Nascimento e Nilton Cesar, da mesma entidade.


Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga