» » Sedap segue com compras de produtos da agricultura rural local

Com a finalidade de garantir o escoamento da produção de agricultores situados da zona rural de Camaçari, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) realiza nova compra de produtos agrícolas em localidades de Monte Gordo, na costa, e no Banco de Alimentos, na sede do município. Nesta terça (4/5) foi efetuada a compra estimada de 4.500kg na sede e 5.500kg no campo. O processo é feito através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.

As comunidades beneficiadas com a compra nesta terça foram Km–22, Cancelas, Coqueiros de Monte Gordo, Lagoa Seca e Jordão, todas situadas em Monte Gordo, além do Banco de Alimentos que fica na sede.

O secretário Antônio Falcão destacou a importância do produtor manter sua Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) atualizada, a fim de estar elegível para ser contemplado pelo PAA, da União, ou o Mais Agricultura, iniciativa municipal.
Segundo o gestor da pasta, dentre os 5.570 municípios brasileiros, quatro cidades possuem um programa de aquisição de alimentos com verbas próprias, entre eles, Camaçari, que é a única cidade na Bahia.

Criado em 2019, o Mais Agricultura tem contribuído também para minimizar possíveis impactos da pandemia no cotidiano do produtor rural local. No momento, a prefeitura efetua compra através do PAA, enquanto a verba local já entra em fase de planejamento. “Nós temos dinheiro para comprar. Agora a gente espera que o agricultor se anime para plantar”, disse o gestor da Sedap.

Falcão afirmou ainda que o programa tem muito a crescer. “Queremos descobrir cada agricultor existente na cidade, que ele formalize o seu cadastramento, de modo a tornar nosso planejamento ainda mais adequado à realidade demandada pelo município”, finalizou.

Os alimentos comprados nessa semana serão destinados para a Associação Filantrópica Zilda Aranha (Ceza), Associação Pestalozzi de Camaçari, Associação Comunitária do Desenvolvimento de Parafuso, Associação dos Moradores do Conjunto Habitacional Novo Horizonte, Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo, Agência Adventista de Recursos Assistenciais Leste, o Projeto Social Voluntário de Camaçari ONG Vidas, além do Centro Pop e do Banco de Alimentos, órgão vinculados à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes).

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga