» » Sejuv apresenta balanço dos 100 primeiros dias de gestão

No primeiro trimestre de gestão, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), concentrou esforços no planejamento, assinatura de convênios, implantação de programas de reestruturação, criação de políticas públicas para a juventude e o social. Nos 100 primeiros dias, a pasta também entregou à população o Estação da Cidadania – Esporte, em Arembepe. O equipamento é um dos maiores complexos de iniciação à atividade esportiva do Brasil, terceiro do gênero na Bahia.

Uma das primeiras iniciativas do secretário Jorge Curvelo foi a assinatura de um acordo de cooperação técnica. A medida busca garantir a participação do município no mapa do Cadastro Nacional das Unidades de Juventude. A ferramenta é responsável pelo registro das unidades que desenvolvem ações para a promoção de políticas públicas de juventude.

Além da formalização de entidades que atuam informalmente no município, a Sejuv iniciou a recuperação de campos de várzea e quadras. E para os amantes do futebol, o Camaçari Futebol Clube está de volta, contando com o apoio da prefeitura. Após nove anos, em que a cidade vinha sem representação no Campeonato Baiano, os camaçarienses terão novamente o orgulho de contar com uma equipe na disputa.
Ao longo dos três primeiros meses do ano, também foi criado o Núcleo de Apoio às Escolinhas e Clubes Amadores (NAE), com objetivo de orientar diretores de escolinhas e clubes que atuam informalmente no município. Assim, as entidades poderão receber patrocínios de instituições privadas, bem como verbas públicas e redução de até 90% dos custos com o processo de formalização para o registro. O projeto é vitalício, e vai acompanhar de perto as instituições, oferecendo cursos de capacitação profissional e acompanhamento psicossocial.
A passos largos, a Sejuv avança na criação do Estatuto Municipal dos Direitos da Juventude, mais um importante instrumento de fortalecimento de políticas públicas para os nossos jovens.

Em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), técnicos da Sejuv fizeram uma visita ao espaço de acolhimento para crianças e adolescentes, Casa Lar. Os integrantes puderam conhecer melhor a estrutura e assim dar andamento ao estudo para levar o esporte e lazer para os jovens do espaço.

A pandemia inviabilizou a realização de eventos esportivos, com isso, a Sejuv, atenta às dificuldades enfrentadas pelos desportistas do município, viabilizou, em parceria com a Sedes, a distribuição de cestas de Páscoa.

Em conjunto com a Secretaria da Saúde (Sesau), a Sejuv promoveu uma tarde de ginástica laboral para os profissionais que atuam na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Lama Preta. Essa foi a primeira ação do Projeto Cuidando do Cuidador, fruto de uma parceria com a equipe de mentores da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF), responsável pelo programa de residência médica da unidade.

Ainda esse ano, o município deve sediar o projeto Fábrica de Craques, que terá como sede, um complexo esportivo construído em Vila de Abrantes. A estrutura também será contemplada com um edifício de dois andares, nele funcionará uma clínica e uma academia para a iniciação e alto rendimento dos novos atletas.

O projeto foi apresentado aos gestores municipais, pelo ex-jogador de futebol profissional Carlos Alberto Carvalho dos Anjos Junior (Juninho). O atleta conhecido no Japão como JR10, começou a carreira no Esporte Clube Bahia e atuou por muitos anos no futebol japonês, em times como Kawasaki Frontale e Kashima Antlers.

Diversos serviços de infraestrutura iniciaram nesses 100 dias, como a recuperação do campo Pela Porco, no final da Avenida Eixo Urbano Central; Campo Industrial, no Conjunto Residencial Praia da Penha, na Avenida Industrial Urbano; Campo do Mutá, no Conjunto Residencial Praia de Mutá, na Avenida Industrial Urbano; Campo da Praça Lúcia Eugênia Borges da Silva “Drª Eugênia” (antigo Praça da Simpatia) e Campo do Caic, no bairro Burissatuba. O gramado do Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes, também passa por requalificação. O serviço faz parte do conjunto de ações que são realizadas para retomada dos eventos esportivos no município e principalmente pelo retorno do Camaçari Futebol Clube ao campeonato baiano. Em junho, o time reestreia no Estadual. O retorno da equipe à competição, acontece com incentivo da Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Sejuv.

Foto: Dicom/PMC

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga