» » Sesau presta contas do 1º quadrimestre de 2021 na Câmara

Na manhã desta quarta-feira (26/5), o secretário da Saúde, Elias Natan, participou de Audiência Pública na Câmara Municipal, ocasião em que prestou contas sobre as ações e investimentos da pasta no 1º quadrimestre de 2021. Entre os principais pontos abordados, estiveram os serviços realizados na Atenção Básica e Especializada e as ações no combate à Covid-19.

Ciente da importância da audiência pública para sociedade, Elias Natan é o primeiro secretário da história da Sesau que vai à Câmara de Vereadores prestar contas de forma aberta e transparente. “Desde quando assumi a Sesau em 2017 tenho feito questão de solicitar a esta Casa a realização das Audiências Públicas de prestação de contas. Isso é importante para mostrar à sociedade como temos trabalhado em busca de oferecer um serviço de saúde digno à nossa gente”, destaca.

Nos questionamentos feitos pela população presente no evento, estiveram os critérios para definir os públicos-alvos da vacinação. “Quem define isso é a CIB [Comissão Intergestores Bipartite], que é comitê formado por gestores de saúde do Estado e municípios. Então, quando a gente recebe as doses das vacinas vem uma nota que determina quais os públicos que devemos vacinar. Por mais que desejemos avançar, temos que seguir essa determinação com base na quantidade de doses recebidas e públicos determinados”, respondeu Elias Natan.

Entre os avanços no primeiro quadrimestre de 2021, Elias Natan destacou a ampliação do atendimento na Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Aliança de segunda a sábado das 7h às 19h; a ampliação da capacidade de internamento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A com a implantação de uma unidade provisória no estacionamento da unidade; a inauguração da nova sede do Centro Especializado em Reabilitação (CER), ampliando a capacidade de atendimento; o lançamento do Consultório na Rua para atendimento da população em situação de rua; e a inauguração da nova USF de Buris de Abrantes.

Referente ao enfrentamento à pandemia, o gestor da Sesau destacou as principais ações realizadas nos primeiros quatro meses do ano, como a ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid, no Hospital Santa Helena; a reativação do Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus, com 20 leitos clínicos e atendimento de pacientes sintomáticos 24h por dia, inclusive realizando testagem rápida; o retorno das testagens rápidas itinerantes; e a instalação de 25 leitos clínicos no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III para receber pacientes Covid no pico da segunda onda da pandemia, em março.

Foi pontuado ainda a abertura de três unidades de saúde aos sábados e domingos durante o mês de março para atendimento a pacientes sintomáticos Covid; a inauguração do Centro de Vacinação e do Centro de Apoio Diagnóstico; além da estrutura montada para garantir a vacinação contra a doença, tanto na sede quanto na costa de Camaçari.

Ao final da audiência, o secretário Elias Natan agradeceu à Comissão de Saúde da Câmara pela oportunidade e parabenizou todos os servidores da Sesau que estão lutando contra pandemia há mais de um ano. “São verdadeiros guerreiros e guerreiras. Há mais de um ano muitos têm abdicado de finais de semana com a família para estar na linha de frente, atendendo nossa população. A vocês, o nosso agradecimento”, finalizou.

Foto: André Damasceno

--
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga