» » Defesa Civil e Bombeiros fiscalizam pontos de vendas de fogos de artifício

A Defesa Civil e o 10° Grupamento de Bombeiros Militar (10º GBM) fiscalizaram, nesta quarta-feira (23/6), pontos de vendas de fogos de artifício em Camaçari. A ação visa coibir a venda clandestina de produtos e fora dos padrões de segurança, evitando, com isso, os riscos de acidentes graves neste período.

Uma das principais exigências verificadas pelas equipes de fiscalização é se o local estava equipado com extintores de incêndio apropriados, alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura, AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), e instalações elétricas adequadas. Todo cuidado é necessário pois neste período é grande o número de casos de acidentes relacionados à fogos de artifício.


O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, alerta quanto aos cuidados que devem ser tomados no manuseio dos fogos. “As pessoas devem estar atentas onde irão soltar os fogos, escolher um local amplo, evitar áreas de vegetação ou próximo a locais que contenham materiais inflamáveis. Nunca apontar os fogos para as pessoas, nem para residências”, explicou.

Já o capitão Teixeira, chefe de Atividades Técnicas do 10º GBM, orientou quanto à procedência dos fogos. “As pessoas devem adquirir o produto em locais de boa procedência, que obedeçam todas as normas de segurança, e seguir sempre à risca as instruções do fabricante”, disse.

Rosana Nascimento Santos vende, há mais de 15 anos, fogos de artifícios e garante que seu estabelecimento obedece às normas estabelecidas pelos órgãos de segurança. “Sei o quanto é importante seguir à risca as orientações. Tenho dois extintores e duas saídas de emergência para qualquer eventualidade”, informou.

O técnico de informática Rafael Torres diz que compra todos os anos fogos de artifício no local. “Aprovo a fiscalização, sei que é para garantir a segurança dos comerciantes e clientes”, disse.

Mesmo sabendo da tradição, a Prefeitura de Camaçari recomenda aos moradores que não acendam fogueiras e evitem a queima de fogos durante o São João deste ano, a fim de evitar a sobrecarga nas unidades de saúde devido às doenças respiratórias.

A fumaça pode prejudicar a saúde das pessoas, desencadeando crises alérgicas ou de asma, além de poder agravar o quadro do paciente com Covid-19, já que a maioria apresenta sistema respiratório comprometido.

Foto: Leandro Silva

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga