» » Defesa Civil retira embarcações à deriva em Arembepe

Desde a tarde de domingo (27/6), a Prefeitura de Camaçari, através da Defesa Civil, coordenação vinculada a Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), tem dado suporte aos pescadores de Arembepe que, devido à ressaca do mar ocorrida neste fim de semana, tiveram suas embarcações danificadas.

Muitos barcos que estavam à beira-mar não suportaram a força da maré e ficaram à deriva, além disso, muitos deles avançaram sentido o calçadão. Diante do perigo, a Defesa Civil e pescadores da região providenciaram uma pá carregadeira para a retirada dos barcos da areia, a fim de evitar mais prejuízos aos pescadores e barraqueiros.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, oito embarcações foram retiradas e serão realocadas, ou seja, apenas 30% dos barcos poderão voltar ao mar, mas somente após uma minuciosa avaliação. “Inicialmente, as embarcações não serão devolvidas ao mar, devido ao mau tempo que ainda atinge a região. Só poderão voltar à ativa caso percebamos que não há mais riscos para os pescadores, isso vai depender da vistoria que será realizada em cada barco e do tempo nos próximos dias”, explicou.

A Defesa Civil esteve de plantão durante todo o fim de semana, tendo em vista o comunicado da Marinha que emitiu um alerta meteorológico com previsão de ressaca entre as manhãs dos dias 26 e 28 de junho, por conta da mudança de clima. A ressaca foi resultado de uma frente fria que se deslocou sobre o Oceano Atlântico.
Após as ações realizadas em Arembepe, a Defesa Civil juntamente com a titular da Sesp, Arlene Rocha, vistoriaram também a praia de Jauá que, devido a força do vento que atingiu 70km/h, teve o letreiro arrancado. O resto do equipamento foi recolhido pela equipe, a fim de evitar acidentes.

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a previsão é de chuvas leves para os próximos dias, até quinta-feira (1º/7), com temperaturas variando entre 22° e 27° graus.

Foto: Jean Victor

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga