» » Reflora Camaçari chega à Fonte do Buraquinho, em Vila de Abrantes


Entendendo que está na linha de frente para a garantia de um futuro sustentável e no senso de pertencimento das comunidades por sua história em Camaçari, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), realizou mais uma ação do Reflora Camaçari. A iniciativa foi uma visita para análise técnica na Fonte do Buraquinho, em Vila de Abrantes, que integra a programação do Festival da Sustentabilidade.
A atividade teve por objetivo a identificação da área ambiental, onde será feito um estudo e um plano de ação, de acordo com a necessidade do local, para tornar um espaço de preservação. O projeto será a revitalização ambiental de uma área histórica que foi pertencente aos povos tupinambás e que também foi usufruída por comunidades quilombolas na utilização da nascente, que jorra água limpa.

O líder comunitário de Vila de Abrantes, Anderson Sales, contou um pouco da história do local. “A Fonte do Buraquinho é de origem indígena, do século XXVI, faz parte da nossa história, da nossa raiz, e tem uma grande importância para nós moradores. Essa fonte faz parte da rica história de Abrantes. O que a gente espera é que o poder público faça uma revitalização dessa área contando a história para as pessoas, para que seja um ponto turístico de visitação”.

O trabalho foi conduzido pela Diretoria Ambiental (Diram) da Sedur e a comunidade será envolvida em todas as etapas da atividade, incluindo a aprovação do projeto antes da execução. O Reflora Camaçari também está em execução na Fonte do Cacimbão, em Arembepe.

A Sedur ainda ressalta que a Fonte do Buraquinho, está em processo de tombamento na Casa Legislativa do município. Estavam presentes o subsecretário da Prefeitura Avançada da Costa, Valdério de Jesus (Dedel), e os vereadores Fafá de Senhorinho e Dr. Samuka.

Foto: Jonas Souza

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari






«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga