» » Prefeitura de Camaçari realiza 2º mutirão de cirurgia de catarata de 2021

                                    

Resgatar a autoestima, independência nas atividades do dia-a-dia e promover mais qualidade de vida. Foram com esses propósitos que a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Saúde (Sesau) realizou neste sábado (12/6), o segundo mutirão de cirurgia de catarata no Hospital São Matheus, em Camaçari. A iniciativa beneficiou 30 pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) de forma rápida e tranquila.

Enquanto aguardava na sala de espera para entrar no centro cirúrgico, dona Maria Martins, 73 anos, contou como foi o passo a passo para poder ser contemplada com o tratamento. “Fiz os exames na quinta-feira e assim que peguei os resultados, os médicos me liberaram para fazer a cirurgia. Eu estou muito contente, porque posso fazer isso em Camaçari. É uma coisa maravilhosa”, compartilhou.

Anteriormente os procedimentos aconteciam em cidades vizinhas, e agora passam a ser efetuados no próprio município por meio de um contrato de credenciamento entre a administração pública municipal e a clínica. Desta forma, a parceria e a execução do tratamento em Camaçari facilita a assistência médica à população, assim como também possibilita uma redução da fila de espera no sistema da rede pública de saúde.
O secretário da Saúde, Elias Natan e a diretora de Controle e Avaliação do SUS, Elba Brito   aproveitaram para acompanhar de perto o atendimento que é feito com os pacientes durante o pré-operatório. “É muito bom poder ver todas essas pessoas sendo acolhidas e assistidas recebendo todos os cuidados necessários. Estou contente com o trabalho que temos feito, pois a saúde tem avançado na perspectiva de dar mais qualidade para os usuários da nossa cidade”, comentou Natan.
                               
Maurício Soares de Souza, também foi um dos usuários contemplados com o serviço. Durante o preparo pré-operatório, ele contou para a equipe do hospital que “Dois anos atrás eu não sentia a dificuldade que tenho hoje e o diagnóstico foi constatado através da médica que eu preciso fazer essa cirurgia de catarata. Poder estar aqui hoje é de uma importância muito grande, pois vivo sofrendo com esse problema. Acredito e tenho fé em Deus que após a cirurgia vou ficar mais tranquilo”, expressou.
Apesar da operação ter uma duração de aproximadamente 20 minutos, para muitas pessoas é um grande passo. É o que significa para Valdomiro Vieira Matos, 70 anos. “Eu soube que poderia realizar a cirurgia por meio do SUS através da minha irmã. Para mim esse momento representa uma alegria muito grande, pois não estava enxergando nada”, contou.
O primeiro mutirão de cirurgias de catarata em Camaçari aconteceu no início do mês de maio deste ano, garantindo o acolhimento de 35 usuários. Ao somar as duas iniciativas, a Sesau alcança um número de 65 pessoas assistidas com o procedimento.

Foto: Tiago Pacheco

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga