» » Comunidade escolar recebe o Caic requalificado

Com a conclusão das obras de requalificação e aproximação do retorno das aulas semipresenciais, o governo municipal realizou na manhã desta sexta-feira (30/7), a reinauguração da Escola Professora Ilda Leal Ulm da Silva – Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caic) e do Centro Experimental de Educação Especial de Camaçari, no bairro do Phoc I. A cerimônia, que contou com a presença do prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo; do vice-prefeito, José Tude; e da secretária da Educação, Neurilene Martins, foi marcada por uma visita guiada e pelo descerramento da nova placa que registra o ato de entrega da unidade à comunidade.

Em seu discurso, o chefe do Poder Executivo relembrou os desafios enfrentados para que a prefeitura desse início à reforma da unidade, que ocorreu no mês de agosto do ano passado. No decorrer da sua fala, o prefeito expressou que “para ser um bom gestor, é necessário ter muita dedicação e transparência para que possamos dar bons resultados. Em Camaçari nós temos 102 escolas, além das convencionadas e aqui nesse momento me veio à memória três unidades na qual encontramos totalmente destruídas, a Thomaz Camilo, em Abrantes, o Denise Tavares, na Gleba B, e o Caic, no Phoc. E hoje tenho a oportunidade de entregar o complexo do Caic revitalizado, com todo ambiente sanitário preparado para que as aulas voltem com segurança”, destacou.

Foram executados nas dependências da escola pela equipe da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) procedimentos de recuperação estrutural dos edifícios de concreto armado e do ginásio poliesportivo; substituição da cobertura dos pavilhões de aula; instalação do revestimento cerâmico nas paredes dos pavilhões de aula; requalificação do sistema elétrico e substituição de toda a iluminação para LED; substituição de esquadrias; criação de novo acesso para veículos; recuperação de contenções; adequação da drenagem; substituição do cercamento; a adequação de acessibilidade em todo o perímetro das escolas (Caic Fundamental e Caic Especial) com novos trechos de pavimentação e sinalização acessível, paisagismo e pintura geral do ambiente, entre outras intervenções.

Para a gestora da pasta da Educação, Neurilene Martins, o momento da entrega do equipamento para a comunidade escolar representa “muita alegria! Essa é uma instituição inaugurada no final da década de 90 e hoje, estamos aqui realizando a entrega deste espaço com uma visita guiada muito simples, numa cerimônia muito significativa com a entrega de um ambiente destinado à comunidade de cerca de 400 estudantes e 30 servidores. Um equipamento todo adequado ao retorno às aulas com todas as regras do protocolo sanitário, com as pias para a higienização das mãos e demais itens. E, por isso é com profundo carinho, que gostaria de agradecer à toda comunidade do Phoc que confiou no nosso trabalho”, ressaltou.

Na ocasião do evento, a diretora do Centro de Atenção Integrada, Maria Aparecida de Castro, compartilhou a sensação de ver todos os serviços finalizados. “Meu sentimento é de alegria por poder participar desta comemoração! Foram períodos de luta e agora o governo está entregando para nós, um prédio totalmente requalificado e apto para receber os nossos alunos”, disse a professora relembrar que “a partir do dia 9, os professores estarão vindo para a escola para verificar a funcionalidade dos protocolos sanitário e pedagógico, é importante que os pais também façam uma visita para reconhecer o espaço, e para observar que nós estamos preparados para receber qualquer um dos nossos estudantes para que possamos dar continuidade ao ano letivo”, destacou.

Já a diretora da unidade do Centro Experimental de Educação Especial, Nádia dos Anjos, aproveitou para agradecer às benfeitorias executadas no espaço. “Estou muito feliz e grata. A escola foi instalada em 1997 e passou por uma reforma significativa, a comunidade escolar da família especial só tem a agradecer por todos os esforços e hoje a nossa escola encontra-se abraçada e acolhida por toda a gestão”.

Localizada na Avenida Oeste, a unidade do Caic Fundamental possui uma estrutura ampla no térreo, que é formado por laboratório de ciências, sala de professores, vídeo e multimeios, laboratório de informática, apoio administrativo, diretoria, secretaria, depósito, almoxarifado, manutenção, sanitários (alunos, funcionários e trabalhadores da cozinha), refeitório, cozinha e área de serviço, além da despensa. Já na parte superior do prédio, contém 12 salas de aula, almoxarifado e depósito. O Caic Especial é composto por sala de professores, recepção, duas salas de adaptação, nove salas de aula, sala de informática, cozinha, refeitório, auditório, seis sanitários, almoxarifado e depósito.

Também participaram do evento, o subsecretário da Educação, Adalto Santos; o ouvidor-geral do município, Zé do Pão; e as equipes técnicas das pastas da Infraestrutura e da Educação.

Outras intervenções – Atualmente, a Unidade de Saúde da Família do Phoc/Caic que faz parte do mesmo prédio da instituição de ensino, passa por obras de requalificação e os atendimentos à população foram transferidos para o ginásio da escola, local onde foi montada uma estrutura móvel a fim de garantir a assistência dos moradores do Phoc I. A expectativa é que todos os serviços sejam concluídos no mês de agosto deste ano e após a conclusão das intervenções, os alunos poderão desfrutar do espaço.

Foto: Josué Silva

Agência de Notícias

Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga