» » Prefeito e ministro garantem melhorias para 500 casas em Camaçari

Um total de 500 famílias do Nova Vitória serão beneficiadas pelo programa Pró-Moradia, do Governo Federal, para revitalização de melhorias habitacionais. O anúncio foi feito pelo prefeito Elinaldo Araújo, em cerimônia de assinatura simbólica, com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Simonetti Marinho. O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (9/7), na sala de reuniões da Secretaria do Governo (Segov).

                                     
O município teve aprovado pela União o financiamento de R$ 12,3 milhões. Desse valor, a prefeitura vai dar uma contrapartida de R$ 600 mil. Para o prefeito Elinaldo, é um momento de muita felicidade. “Camaçari é uma cidade que abriga o Polo Industrial e tem 42 km de praias, mas com muitas pessoas sem moradia e outras casas precisando de melhorias. Então, esse programa chega em um momento oportuno que vai mudar a vida de 500 famílias no Nova Vitória, o que representa uma média de duas mil pessoas beneficiadas. E não paramos por aqui, estamos trabalhando muito, buscando viabilizar recursos e investimentos em outros programas, a fim de ofertar mais bem-estar para a nossa população”, explicou.
                                             
De acordo com o ministro Rogério Marinho, a oportunidade de conversar com a equipe municipal e entender um pouco dos desafios que a cidade tem, sobretudo das realizações, agrega e possibilita mais compreensão da necessidade de fazer melhorias. “A nossa vinda à Camaçari é ao mesmo tempo um reconhecimento ao trabalho que o prefeito Elinaldo e sua equipe fazem, mas também é uma chance de reafirmar um compromisso do Governo Federal com a melhoria de qualidade de vida das cidades que mais precisam da ação da união”, disse.
Ainda segundo Marinho, “o déficit habitacional é gigantesco no país, o que representa cerca de seis milhões de famílias que ainda precisam ter um lar e mais de 24 milhões de moradias que precisam de adequação, desde a questão da regularização fundiária, ou seja, a entrega do título de propriedade que agrega valor ao imóvel, até pequenas intervenções necessárias, para melhorar a sanidade e salubridade dessas residências”.
                                      
A secretária da Habitação (Sehab), Vivia Angelim, explicou como o bairro foi selecionado para recebimento dos investimentos. “Nós detectamos no bairro Nova Vitória muitas famílias em situação de vulnerabilidade, com habitações inadequadas. E juntamente com o prefeito, estamos orgulhosos em estar entre as primeiras cidades a contar com esse valioso recurso para melhorar a vida de nossa população”, disse ao acrescentar que a administração já está estudando a possibilidade de estender o programa para outras áreas.
Com a proposta de dar funcionalidade às obras para que os recursos não sejam desperdiçados, o secretário da Habitação do Governo Federal, Alfredo Eduardo dos Santos, explicou a importância das cidades que fazem o seu dever de casa. “A qualidade técnica dos projetos que recebemos foi crucial para que Camaçari se enquadrasse e fosse contemplado com o programa. Isso reflete a boa administração do município, pois sabemos que para chegarmos aqui hoje, foi necessária uma conjunção de esforços. A prefeitura, através dos seus técnicos fez a solicitação, e os técnicos do MDR recepcionaram essa solicitação dentro de um programa importantíssimo, que é o Pró-Moradia”, concluiu.
                                        
Além do ministro, o evento contou com a participação do Deputado Federal, João Bosco Costa; do vice-prefeito, José Tude; e os secretários municipais da Infraestrutura (Seinfra), Joselene Cardim; do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro; além do subsecretário da Sehab, Otaviano Maia; e o diretor-presidente da Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Aldene Mota.

Foto: Tiago Pacheco
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga