» » Prefeitura acompanha ação de retirada de resíduos de óleo em Itacimirim

A Prefeitura de Camaçari acompanhou, na última quarta-feira (30/6), a ação de retirada de resíduos de óleo, na Praia da Espera, em Itacimirim, costa do município, através das secretarias de Turismo (Setur); de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur); e da Defesa Civil, coordenação vinculada a pasta dos Serviços Públicos (Sesp). Vários órgãos estavam envolvidos no trabalho e a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) publicou uma nota à imprensa, que pode ser conferida na íntegra abaixo:

“A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos da Bahia, informa que, na última segunda-feira (28), foi identificada a presença de resíduos oleosos na Praia de Itacimirim – BA.
Imediatamente, após tomar conhecimento do fato, uma equipe de militares da CPBA foi deslocada ao local a fim de avaliar as condições da área afetada, bem como iniciar a preparação para remoção dos resíduos. Paralelamente, foi criado um grupo de trabalho entre a MB e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Prefeitura Municipal de Camaçari.
Na terça-feira (29), foram coletadas amostras do material recolhido, que estão sendo encaminhadas para análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), que vai identificar se os vestígios apresentam o mesmo perfil químico dos resíduos oleosos que atingiram a costa brasileira, em 2019.
Cabe ainda informar que, após uma criteriosa avaliação feita pelos órgãos ambientais, foi iniciada na quarta-feira (30), uma operação de remoção dos resíduos que se encontram presos às rochas. Durante a ação, foram retirados cerca de 300 kg de material, que corresponde 60% dos resíduos identificados.
O material oleoso possui consistência pastosa rígida, aparecendo somente na maré baixa, misturado à areia da praia. As ações de remoção estão sendo realizadas de maneira cuidadosa, sob supervisão de pessoal técnico do IBAMA, INEMA e ICMBio”.


Foto: Leandro Silva

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga