» » Seduc realiza Censo Escolar

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Matrícula e Informações Educacionais, dá prosseguimento à realização do Censo Escolar 2021. Principal instrumento de coleta de informações acerca da educação básica, o censo é a pesquisa estatística educacional mais importante do Brasil. Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), contempla em seu levantamento todos os níveis de educação do país.

Através da coleta dessas informações, viabilizada por meio da plataforma Educacenso, são geradas políticas públicas visando melhorias para a educação básica e superior, sendo as redes municipais de educação, responsáveis pelo acompanhamento das informações da primeira, que compreende Creches, Ensino Fundamental, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). “É por meio do censo que são planejados os repasses de verbas federais, compostos pelo Fundeb e Alimentação”, explicou Verônica Sousa, analista de informações educacionais da Seduc.

Nesse processo, o papel da Seduc é o de acompanhar o registro de informações que reflita a realidade da rede. “Nos mantemos atentos a todo o processo, de modo a verificar o que cada escola informou, se registrou corretamente as etapas pedagógicas, o quantitativo de alunos, qual a condição desse aluno – se utiliza transporte para se locomover, se é especial ou não, todos esses tipos de informações retornam como verba a partir do que foi lançado”, esclareceu Verônica.

De periodicidade anual, a pesquisa survey foi iniciada na última quarta-feira do mês de maio (26/05), e se estende até 23 de agosto, como determinado pelo Governo Federal. É papel da Seduc acompanhar o lançamento de informações tanto da rede pública quanto da privada, no que se refere aos níveis de ensino de responsabilidade da secretaria municipal. Porém, a pasta trabalha com um prazo interno mais reduzido, que expira em 31 de julho, de modo a verificar as informações que estão sendo lançadas.

O censo compreende duas fases. A primeira, na qual a Seduc informa todas as matrículas efetivadas até 26/05, lançando informações sobre todo aluno que ingressou nos níveis de ensino pelos quais a rede municipal de educação responde. Seja da escola pública ou privada. A segunda e última etapa acontece em janeiro do ano posterior, quando são integrados os alunos que entraram depois. Nessa fase é informado o resultado do aluno, se foi aprovado, reprovado, se desistiu, se faleceu ou se houve o ingresso de novos alunos na rede.

Cabe à Seduc levar às redes pública e privada esclarecimentos e novidades acerca do Censo Escolar. Contudo, a secretaria afirma que o trabalho pode ser potencializado se houver um engajamento maior da rede privada de ensino. Segundo Verônica Sousa, o desempenho do município ainda pode melhorar. “Nosso desejo é de que as instituições privadas compreendam a importância desse processo e se mantenham sensíveis, contribuindo com as informações, pois mesmo que a unidade de ensino particular não receba uma verba específica, elas têm responsabilidade com a vida escolar do aluno”, pontuou a analista.

Foto: Divulgação

--
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

About www.conexao cidade

Saiba de tudo que acontece em Camaçari, na Bahia no Brasil e no Mundo.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga