» » Seduc realiza primeira edição do Escola Formadora de 2021

Com o propósito de promover a circulação de saberes e de experiências entre parceiros, gestores, coordenadores pedagógicos e demais integrantes do Comitê Escolar, a Secretaria da Educação (Seduc) realizou a primeira edição do Projeto Escola Formadora do ano letivo 2021 nesta sexta-feira (9/7).

A atividade contou com o relato de estudantes da UNICAMP que fizeram estágio curricular na Escola Colônia Montenegro e no Centro Educacional Yolanda Pires, convidadas a apresentar suas atividades. O evento começou às 14h e foi transmitido pelo canal Diretoria Pedagógica, na plataforma YouTube, e chegou a registrar a presença de 170 profissionais da educação.

A secretária Neurilene Martins fez a abertura do evento e manifestou a satisfação de reiniciar o ciclo de trocas de experiências entre as escolas, aspecto central do projeto formativo. “Aqui abrimos espaço para falar da reinvenção do nosso fazer pedagógico, o que, de um modo conjunto, nos possibilita vencer desafios”, pontuou.

A Diretoria Pedagógica da Seduc mediou o evento através da coordenadora Hosana Gonçalves, que convidou a formadora do Programa Votorantim, parceira da Seduc e propulsora da troca com a UNICAMP, Heloísa Proença, que vê a escola como espaço de sujeitos, visto que congrega pessoas em relação. “Para mim o momento de hoje é um momento de celebração. É um momento de dizer da possibilidade e da invenção”, ressaltou Heloísa.

As escolas participantes do webinar narraram, cada uma, as especificidades de suas comunidades, de suas práticas pedagógicas, bem como as estratégias construídas em diálogo com famílias, gestores, professores, alunos e até mesmo com servidores de atribuições diversas, mas que, por meio de sua atuação técnica, colaboram de algum modo na conformação do espaço socioeducacional.

A experiência de cooperação interinstitucional com a UNICAMP, por meio da prática de estágio, revelou-se significativa para todos os envolvidos no processo. Nathalia Souza, estudante da universidade paulista que estagiou no Yolanda Pires, ressaltou a riqueza da experiência vivida, destacando afeto particular da acolhida.

O supervisor Dr.º Guilherme Prado, da Faculdade de Educação da UNICAMP, destacou a força da experiência que Camaçari tem construído para a educação do município. “Foi um prazer muito grande para todos nós. Em menos de 15 dias já estávamos nos reunindo”, relatou. O professor observou que “quando a gestão está orientada para atender a demanda dos estudantes, essa diversidade de demanda favorece a diversidade de trabalho. É uma alegria muito grande ver que em Camaçari existe uma possibilidade real de aprendizado”, reconheceu.

Foto: Tiago Pacheco
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga