» » Esporte e inclusão agitam o fim de semana em Camaçari

 Aos poucos a retomada das atividades esportivas em Camaçari está acontecendo. Este fim de semana (21 e 22/8), atividades de dança,  futebol e ciclismo marcaram esse retorno. No sábado (21/08), a comunidade surda de Camaçari teve uma tarde repleta de atividades.

No segmento masculino, jovens participaram de uma partida de futebol. O time da  Associação de Surdos de Camaçari (Ascam) recebeu a Associação Educacional Sons do Silêncio (Aesos) de Salvador. Em campo, as equipes demonstraram habilidade e bastante técnica, comparadas a jogadores profissionais, provando que não há limites no esporte. Os dois grupos contam com atletas de auto nível, sendo alguns convocados pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).

Em jogo bastante disputado, a equipe soteropolitana venceu os camaçarienses por 2 x 0. Porém, o placar pouco importa, como garante Giovanni Montenegro, intérprete de libras da Ascam. "A comunidade surda é bastante populosa e carente de atenção. Estamos felizes com a iniciativa da secretaria de esportes", afirmou Montenegro.

As mulheres participaram de um aulão de dança com a professora Sara Estrela, que trouxe toda a energia da dança e não deixou ninguém parado.

No domingo (22/08), o primeiro Pedala Sejuv reuniu dezenas de ciclistas pelas principais ruas e avenidas da cidade, e mais uma vez, a inclusão foi pauta.

Edivânia Sousa é mãe de Ana Júlia, criança com paralisia cerebral. "Pra mim, que sou uma mãe atípica, mãe de uma criança com paralisação cerebral, é importante, é uma transformação de vida. Então, ter o apoio da secretaria de esporte é fundamental para inclusão dessas famílias, que acabam ficando isoladas.  O esporte é uma ferramenta necessária para incluir essas pessoas", garante Edivânia.
O primeiro Pedala Sejuv, realizado pela prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), teve largada  no estádio municipal Fernando Ferreira Lopes, passando pelos principais bairros da cidade, encerrando na prainha de Parafuso.
O titular da pasta, Jorge Curvelo, garante que essa programação é só o começo. "Vamos levar o esporte, o lazer e a inclusão para os quatro cantos desse município", afirmou.

Foto: Arquivo Sejuv

Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa
Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga