» » Fortalecimento da cadeia produtiva do turismo foi foco da Setur no 1º semestre de 2021

Com perspectiva de fortalecer o trade turístico com ações de fomento, capacitação de mão de obra, formalização de parcerias com a iniciativa privada e ações conjuntas de promoção do turismo, a Secretaria do Turismo (Setur), faz um balanço positivo dos trabalhos executados durante o primeiro semestre de 2021, apesar do atual cenário e das restrições impostas de combate à Covid-19.

Neste semestre, de acordo com a Setur, através do convênio da Prefeitura de Camaçari com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cerca de 300 empreendedores foram contemplados com as ações de treinamentos, serviços e cursos, e 30 empresas foram e estão sendo atendidas com consultorias, num período entre seis a oito meses, sendo 15 da rede de hospedagem e 15 estabelecimentos na área de alimentos e bebidas.
Por meio da parceria firmada com o Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), através do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), agora renovada com a nova linha de crédito para a área de Turismo, está sendo possível levar mais crédito ao microempreendedor por intermédio das associações de bairros e entidades de representação comunitárias. De acordo com a pasta, três bancos comunitários já foram implementados, sendo dois em Vila de Abrantes e um em Arembepe.

Ainda no plano das parcerias com o setor privado, a Setur, juntamente com a Concessionária Litoral Norte (CLN), celebra a implantação do programa de capacitação dos ambulantes que atuam na região da praça de pedágio. A ideia é capacitar as pessoas que comercializam produtos alimentícios no local. Uma vez capacitados, os trabalhadores informais vão poder dar continuidade às suas atividades com mais qualidade, segurança, higiene, visão empresarial, além de excelência na abordagem e atendimento dos clientes potenciais.

São diversas ações realizadas pela pasta neste semestre, e em busca de viabilizar verba federal para investimento no turismo de Camaçari, a secretária da pasta, Cristiane Bacelar, participou de um encontro com o ministro do Turismo, Gilson Machado, em Ilhéus. A motivação do encontro foi estreitar o relacionamento de Camaçari com o Governo Federal.

Entre os trabalhos apoiados pela Setur, o curso em formato híbrido “Reprodução de Saberes, Fazeres e Identidade do Oficio das Baianas” certificou e contemplou com tabuleiros em madeira novos, 36 baianas de acarajé das localidades de Vila de Abrantes e Arembepe.

Além de atuar externamente através de parcerias com o setor privado, a Setur também atua nas ações encampadas pelas demais pastas da gestão, a exemplo da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), na qual a Setur atuou fortemente na entrega de cesta básicas às famílias de artesãos de Camaçari. Além disso, as duas secretarias trabalham juntas, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e ofertam 11 cursos de qualificação profissional gratuitos destinados para os moradores da costa do município.

Os trabalhos não param e a Setur contribuirá com o Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC), instância responsável pela deliberação acerca da Lei 13.431/2017 e do Decreto 9.603/2018, que estabelecem o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência física, psicológica, sexual e institucional.

Dentre as 13 zonas turísticas que compõem a Bahia, a Costa de Camaçari teve destaque na revista Turismo e Hospitalidade, publicação nacional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A aposta na costa camaçariense foi case da edição do mês de junho de 2021, na qual foi ilustrada como potencial da Bahia para reverter a situação de crise pela qual o setor do Turismo atravessa, agravada pela pandemia. O reconhecimento veio por meio da Câmara Empresarial de Turismo (CET) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-BA).

Para Cristiane Bacelar, a publicação retrata a importância que a cidade tem conquistado em âmbito nacional. “Camaçari é um dos 10 destinos mais buscados no território nacional. Para tanto, o trabalho que a CET-BA vem realizando ao orientar o trade turístico na obtenção de crédito, viabiliza a aceleração do crescimento do setor.

No mês de julho, a gestora da Setur esteve reunida com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia, Bruno Tavares, quando foi pactuada a formação de um grupo de trabalho envolvendo os órgãos para que possam ser encontradas soluções integradas de valorização, preservação e requalificação de patrimônios em Camaçari, a exemplo da Igreja do Divino Espírito Santo, em Vila de Abrantes, e a Aldeia Hippie, em Arembepe.

É nesse contexto de transversalidades das ações, que a Setur mantém a parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), com foco no ordenamento do uso do solo em toda a costa, que é uma das prioridades da pasta do Turismo. A fim de reunir as necessidades da pasta, o Conselho de Turismo de Camaçari (COMTUR), tem realizado diversas reuniões. A ideia visa abordar temas que buscam o desenvolvimento do Turismo no município.

Cristiane Bacelar entende que ordenar e qualificar os espaços turísticos, bem como toda a costa, é a base para inserir e consolidar Camaçari como um dos principais destinos turísticos do Nordeste.

Com a visão de que o Turismo deve ser trabalhado também de forma regional, a Setur participa ativamente como membro da Câmara de Turismo da Costa dos Coqueiros, e do Grupo Técnico (GT). A entidade foi formalizada recentemente e mostra a unidade do litoral norte da Bahia para o desenvolvimento do segmento de forma integrada entre os oito municípios que compõe o colegiado.

A Setur segue com ações concretas e busca ativa de caminhos e soluções para o fortalecimento, fomento e promoção de Camaçari no cenário turístico nacional.

Foto: Dicom/PMC

--
Agência de Notícias
Coordenadoria de Jornalismo e Imprensa

Diretoria de Comunicação - Prefeitura de Camaçari 

«
Anterior
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga